RESENHA CRTICA: O Lamento (The Wailing ou Goksung)

O resultado bastante original e envolvente, desde que no fiquem esperando uma imitao dos terrorzinhos norte-americanos. Fs do gnero devem experimentar

21/12/2016 23:59 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: O Lamento (The Wailing ou Goksung)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

O lamento Cartaz

O Lamento (The Wailing ou Goksung)

 Coréia do Sul, 16. 2h36 minutos. Direção de Na Hong-jin. Com Kwak Do-won, Jun Kunimura, Hwang Jung-min, Chun Woo-hee, Kim Hwan-hee, Jang So-yeon, Heo Jin.

Embora tenha sido exibido fora de concurso no Festival de Cannes, certamente por ser um filme de horror não perde o impacto mesmo com sua longa metragem (duas horas e 36 minutos). Afinal acabou sendo o filme de maior público na Coréia nesse ano e ajudou a consagrar o diretor Na Hong-jin (ele estreou como diretor e roteirista com O Caçador/ Chugyeogja, 08 e fez o inédito de 2010, Hwanghae . Ambos estiveram no Un Certain regard de Cannes e este aqui também foi premiado em Sitges). Um detalhe importante o ator central é japonês e esteve em Kill Bill.

Talvez possamos reclamar de não explicar muita coisa, nem resolver tudo. Mas é um estilo oriental que se preocupa mais com o medo e a sensação de provocar terror do que o susto propriamente dito. Mas o diretor muda de rumo, em vez de fazer outro serial killer, prefere em mostrar em paisagens externas de florestas e montanhas, ou casebres assustadores, mostrando uma série de mortes misteriosas e sangrentas. Chegando mesmo perto do vodu ou macumba, mas fixado em figuras normais que viram às vezes sem explicação assassinos violentos e sanguinários, que adoram morder e liquidar com violenta força as vítimas. Onde os policiais são os primeiros a se assustarem e entrarem em paranoia. Muitos críticos o compararam com os filmes do gênero de Roman Polanski.

Fotografado com luz natural, esteticamente violento, que muitos acham que é uma herança da tradição de guerra e colonialismo que o país sempre foi vitima. O titulo original Goksung se refere a uma região rural onde se passa a história (mas em chinês é chamado de Kanja/O som do Choro). Realmente há muita gritaria enquanto se sucedem os ataques misteriosos de demônios que contaminam até crianças sem maior explicação (a filha de Jeon passa a ter convulsões e corre perigo). Na verdade, há até influencia de Hitchcock e O Exorcista. Mas o resultado é bastante original e envolvente, desde que não fiquem esperando uma imitação dos terrorzinhos norte-americanos. Fãs do gênero devem experimentar.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro