RESENHA CRTICA: A Garota Desconhecida (La Fille Inconnue)

Este provavelmente o mais fraco dos inmeros filmes que a dupla de Irmos Dardenne fez depois de ganhar Palmas de Ouro de Cannes

15/03/2017 23:10 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: A Garota Desconhecida (La Fille Inconnue)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

A Garota Desconhecida Cartaz Poster

A Garota Desconhecida (La Fille Inconnue)

Bélgica, 16. 1h53 min. Direção de Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne. Com Adéle Haenel, Olivie Bonnaurd, Jéremie Rennier, Louka Minnella, Christelle Cornil, Olivier Gourmet.

Este é provavelmente o mais fraco dos inúmeros filmes que a dupla de Irmãos Dardenne fez depois de ganhar Palmas de Ouro de Cannes (aqui absurdamente levou um Prêmio Especial do Júri!). Mas ganhou antes também com O Garoto da Bicicleta, 11, Prêmio Especial do Júri também com O Silencio de Lorna, 08, melhor roteiro, A Criança, 05, Palma de Ouro por O Filho, 02. Além de ser o menos expressivo filme da dupla ainda é prejudicada pela atriz central, francesa, que parece um fantasma, minha mãe chamaria de “mosca morta”, Adéle Haenel (que fez Amor a Primeira Briga, Lírios D’Água, Os Homens que Elas Amavam Demais).

Com excepcional apatia, eles descrevem um caso, ou vários, que se entrelaçam envolvendo uma jovem médica bem intencionada que no seu dia a dia passa por vários problemas como um assistente hipersensível, diversos casos de rotina, mas o que a mais a abala é o fato de não ter atendido a uma chamada na porta do lugar, que já estava fechada por causa do horário, o que teria levado a mulher, uma negra a ser assassinada! Fica muito abalada com isso, o que é difícil de se acreditar. Acho que da próxima vez os irmãos deveriam vir ao Brasil e em qualquer vila ou lugar do país, mas possivelmente em São Paulo, e acompanhar um dia ou mesmo algumas horas de um atendimento social de doenças que eles viriam o que é realmente algo trágico,dramático e absurdo. E nunca mais fariam algo tão superficial e frágil.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro