RESENHA CRTICA: Minha Filha (Ma Fille/ Figlia Mia)

Pode ser bem intencionado, mas falta talento na diretora e o fato que a menina Sara Casu a melhor do elenco

22/10/2018 17:11 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Minha Filha (Ma Fille/ Figlia Mia)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Minha Filha (Ma Fille/ Figlia Mia)

Itália, 2018. 1h37min. Direção de Laura Bispuri. Roteiro de Francisco Manieri, Laura e a falecida Ann Homes (autora do livro que inspiro o filme The Mistress Daughter of a Memoir). Com Valeria Golino, Alba Rohrwacher, Udo Kier, Sara Casu, Michele Carboni, Emanuela Belanceta.

Exibido em Berlim, onde não foi premiado, mas foi muito elogiado pela crítica este drama italiano que tenta mas não consegue ter o tom épico e humano do antigo Neo-Realismo. Tem a sorte de apresentar talvez as duas melhores atrizes italianas do momento (Valeria um pouco mais velha é super premiada enquanto Alba é ídolo no momento na Itália, mas sempre interpretações frias e de uma origem estranha). É daqueles filmes em que a diretora coloca a câmera atrás dos personagens, que passam toda a trama toda entrando e saindo de momentos infelizes na vida das duas, principalmente porque devem muito dinheiro e a Alba bebe demais. Ambas tem problema em viver em regiões áridas, lidando com animais, sendo desprezadas pelos homens e principalmente a garotinha que não se sabe bem de quem é filha (a menina é a melhor coisa do filme que no entanto resulta banal e muito distante do belo cinema italiano de 50 anos atrás). Já não há mais mesmo Anna Magnanis ou Ingrid Bergman, o que vem desculpar um filme muito mal realizado e esforçado, mas nem por isso diferente ou muito tocante. Claro que a crítica atual tenta salvar esse gênero embora tenha tido prêmios menores (ganhou premio em Haifa, Bari, Hong Kong, jornalistas em Sanghai). Pode ser bem intencionado, mas falta talento na diretora e o fato é que a menina Sara Casu é a melhor do elenco.

 

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro