RESENHA CRTICA: Saint Amour - Na Rota do Vinho (Saint Amour)
Um filme de estrada simptico mas extremamente amador e improvisado
Saint Amour - Na Rota do Vinho (Saint Amour)
França, Bélgica, 16. Direção e roteiro de Benoit Delepine, Gustav Kerven. Com Gérard Depardieu, Benoit Poelvoorde, Vincent Lacoste e participações pequenas de Andrea Ferreol, Chiara Mastroianni, Céline Salette, Izia Higelin, Ana Girardot (filha da grande Annie).
Um filme de estrada simpático mas extremamente amador e improvisado, com a dupla famosa desleixada, Depardieu imenso de gordo e Benoit, grande e famoso na França, querendo aparecer grosseiro e sujo. Nem chega a ser propriamente comédia, apenas uma brincadeira entre amigos que se diverte inventando uma viagem em busca de vinho e animais, que servirão de desculpa para imagens rápidas e fracas sobre freiras rurais e chance para chamar atrizes amigas que farão pontas em geral girando sobre sexo. E também do rapaz Lacoste que é dos mais frequentes do atual cinema Frances. Ainda assim é muito fraco e tempo perdido. A não ser que seja por demais fã da dupla.
Sobre o Colunista:
Rubens Ewald Filho
Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de ramos Seis de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o Dicionrio de Cineastas, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.