RESENHA CRÍTICA: O Jantar (The Dinner)

O que poderia ser um drama inteligente, feito por italianos que adoram esse assunto, resulta numa decepção

08/09/2017 13:30 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: O Jantar (The Dinner)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

O Jantar (The Dinner)

EUA, 17. 2hs. Direção de Oren Moverman. Roteiro de Oren baseado em livro de Herman Koch. Com Richard Gere, Steve Coogan, Laura Linney, Rebecca Hall, Michael Lohman, Chloe Sevigny, Stephen Long.

Não confundir o nome com outros homônimos, inclusive um italiano excelente de Ettore Scola. Embora tenha sido exibido no mais recente Festival de Tribecca tem um roteiro ruim, com Richard Gere num papel secundário que ajuda a confundir e aborrecer numa história mal ajambrada e definitivamente descartável. Em Nova York, num restaurante de classe, um ex-professor de História e sua mulher Claire (a charmosa Rebecca Hall, filha do diretor Peter Hall e descoberta por Woody Allen, em Vicky Christina Barcelona). O plano é discutir durante o jantar como ele vão administrar um caso grave, cometido por seus filhos adolescentes. Esse fato foi gravado por uma câmera de segurança e mostrado na TV, mas eles ainda não foram identificados. O que poderia ser um drama inteligente, feito por italianos que adoram esse assunto, resulta numa decepção. Tudo dirigido pelo judeu de Israel, Iran Moverman (O Mensageiro, 09, Um Tira Acima da Lei, 11, ambos esses estrelados por Woody Harrelson e Ben Foster, e também o depressivo O Encontro, Time Out of Mind, com Richard Gere). Todos melhores que este atual.

Curiosamente o autor do livro também odiou o resultado que teria transformado uma história cínica numa moralista, facilmente o pior de tudo que foi adaptado de obras suas. Também reclamou do filme usar o estigma da doença mental e a violência a moda americana. Curiosamente este mesmo filme já havia sido tido duas adaptações anteriores, uma delas holandesa de 2013, outra na Itália em 14, de Ivano de Matteo com Alessandro Gassman Giovanna Mezzogiorno, Luigi LoCasco (por acaso eu vi essa versão que era muito mais complexa e motivada).

Mesmo com a presença de uma de minhas favoritas, a bela e sempre premiada Laura Linney, esta decepção é melhor ser ignorada.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho é jornalista formado pela Universidade Católica de Santos (UniSantos), além de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados críticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veículos comunicação do país, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de São Paulo, além de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a década de 1980). Seus guias impressos anuais são tidos como a melhor referência em língua portuguesa sobre a sétima arte. Rubens já assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e é sempre requisitado para falar dos indicados na época da premiação do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fãs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleção particular dos filmes em que ela participou. Fez participações em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minisséries, incluindo as duas adaptações de “Éramos Seis” de Maria José Dupré. Ainda criança, começou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, além do título, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informações. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionário de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o único de seu gênero no Brasil.

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro
30 fotos grátis na 1a compra BF3