RESENHA CRTICA: O Formidvel (Le Redoutable)

O filme conta uma histria pessoas do diretor famoso do cinema francs Jean-Luc Godard, onde ele mesmo chamou de "uma estpida ideia"...

26/10/2017 09:51 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: O Formidável (Le Redoutable)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

O Formidável (Le Redoutable)

França, 17. 1h47 min. Direção de Michael Hazanavicious. Roteiro baseado no livro autobiográfico Un an Aprés de Anne Wiazemsky e roteiro de Michel. Elenco: Louis Garrell, Stacy Martin (de Ninfomaniaca), Bérenice Bejo, Micha Lescot, Jean Pierre Mocky, Guido Caprino, Gregory Gadebois.

O filme conta a história de como um diretor famoso do cinema francês Jean-Luc Godard, se apaixona por uma jovem de 17 anos durante uma filmagem. E logo se casa com ele (e eventualmente divorcia em 79). Anne (1947-2017, morreu em 5 de outubro de 17), era alemã, neta do escritor François Mauriac e filha de príncipe, e teve 44 créditos como atriz.). O próprio Godard chamou o filme de “uma estúpida ideia”.

É curioso como um sucesso extraordinário de uma carreira que pode inclusive levar ao Oscar pode ser traiçoeira e mesmo cruel. Você ao menos se lembra deve ter ouvido falar do filme Francês vencedor do Oscar em 2012, O Artista (L´Artist) que provocou uma febre de intenções positivas de tal forma que ganhou os Oscars de melhor filme e melhor ator, também diretor (esse do nome infeliz que é Hazanavicious), figurino, trilha musical, mas também Globo de Ouro de ator e comédia, Cesar de atriz, Bérenice Bejo, argentina de nascimento e mulher do diretor, Bafta e Cesar de melhor filme, Goya e outros. É justamente aquilo a que eu costumo chamar de “delírio coletivo”, um ato de loucura que com maior frequência do que se imagina sucede com muitos filmes medianos mas com certo charme, pelo qual os profissionais do ramo apoiam com entusiasmo e sem a menor razão. O que aos poucos acaba vindo a ser revelado. Como pudemos cometer tal besteira? E aí vem o mais divertido, o filme ganhou tudo isso porque foi comprado para os EUA justamente pelos Irmãos Weinstein, que agora ficaram realmente famosos no pior sentido, porque o mais velho deles foi despedido pela Academia por razões que já se sabe! Pois é, esse monstro que é famoso estuprador foi quem promoveu o campeão fofinho, que não passa de um Cantando na Chuva mal feito e fraquinho, o Oscar deveria ter ido mesmo para o Scorsese o Hugo Cabret e que mais irônico ainda não ajudou nada a carreira ou a vida profissional, acho que também pessoal do seu diretor até então desconhecido. De nome impronunciável e que desde então só teve falta de sorte.

Hazanavicious é de família lituana, mas nasceu na França e fez sucesso com comédia, entre elas a sátira a James Bond, Agente 117 Uma Aventura no Cairo, 06, já com Jean Dujardin (o premiado com o Oscar, justamente que fim levou? Pois nada que preste!). Depois do Oscar, ele fez um constrangedor episódio em 2012, Os Infiéis e um mal-sucedido The Search, um drama de guerra que ele fez com a Berenice em 14, que nem tiveram a coragem de importar para o Brasil. Só agora é que chegou aqui e a esposa está de novo no elenco (a moça argentina já teve mais sorte do que ele, inclusive com o elogiado O Passado, 13, que é interessante). E sem mencionar outros filmes com ela... Que deve estar se mordendo de raiva...

Bom, falta espaço e uma visão mais detalhada deste filme. Em breve. Por enquanto já me bastou demonstrar a besteira que fizeram com esse Oscar de estuprador!

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro