RESENHA CRTICA: Covil de Ladres (Den of Thieves)

o tipo do filme B que antigamente passavam em salas do centro da cidade ou do interior, coisa que hoje em dia nem existe mais

04/04/2018 17:45 Por Rubens Ewlad Filho
RESENHA CRÍTICA: Covil de Ladrões (Den of Thieves)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Covil de Ladrões (Den of Thieves)

EUA, 2018. 2h20min. Direção e roteiro de Christian Gudegast. Com Gerard Butler, Gerard Schreiber, Oshea Jackson Jr, 50 Cent, Meadow Williams, Brian Van Holt, Maurice Compte, Evan Jones.

É curioso como este filme B de ação policial já chega com uma metragem longa demais (vide acima) e a certeza de que farão uma continuação (além de terem 20 produtores credenciados!). E fazendo jus a sua produção endereçada ao público masculino, o filme teve por enquanto uma decente bilheteria de 42 milhões de dólares. Nada mal também considerando que o diretor roteirista é veterano apenas de scripts (Invasão a Londres, O Vingador) sendo este seu primeiro filme longa como diretor (e já anunciando uma continuação!). O diretor a quem interessar possa é filho do ator Eric Braeden que está no elenco e sobrinho de outro chamado Bob Crane. Outro detalhe curioso, o astro do filme é o escocês Gerard Butler, que tem feito cada vez mais trabalhos ruins (e nem por isso deixou de ter ao menos 10 outros projetos previstos!). Não foi rodado em Los Angeles como parece, mas em Atlanta. Outro detalhe curioso, o filme ficou 14 anos em desenvolvimento do projeto.

Curiosamente os críticos norte-americanos acharam que o filme não passa de uma refilmagem de Heat (1995) de Michael Mann (copiando o filme chamado aqui Fogo contra Fogo, com Robert DeNiro e Al Pacino, Jon Voight, Val Kilmer e Natalie Portman, ou seja, um elenco de primeira). É sobre um gangster que acabou de sair da cadeia e seus comparsas estão realizando uma série de roubos em Los Angeles, mas o detetive Vincent Hanna resolve enfrentá-lo. E que por sua vez já era um remake de um telefilme chamado L.A. Takedown.

O filme começa fazendo um levantamento sobre a quantidade de assaltos a banco que ocorrem em Los Angeles, Califórnia, durante um ano. Para concluir que é o lugar ainda mais tem assaltos no mundo! E para demonstrar isso há um assalto realizado com equipe paramilitar e a presença dos dois policiais importantes Gerard Butler e Nick Davis que controlam o grupo The Regulatrs (os críticos acharam que Butler estaria imitando Mel Gibson na sua fase barbada e alcoolizada. E o assalto maior seria justamente no único banco de Los Angeles que nunca foi vitima de assalto. O filme também se da ao luxo de querer apresentar duas surpresas. Enfim, este é o tipo do filme B que antigamente passavam em salas do centro da cidade ou do interior, coisa que hoje em dia nem existe mais. Ou será que me engano e ainda existe público para este tipo de thriller?

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro