RESENHA CRTICA: Rquiem para a Sra. J (Rekvijem za gospodju)

Muito especial, obrigatrio para quem aprecia os filmes estrangeiros de qualidade

22/05/2018 17:42 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Réquiem para a Sra. J (Rekvijem za gospodju)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Réquiem para a Sra. J (Rekvijem za gospodju)

Sérvia, Bulgária, Macedônia, Rússia, França, 2017. 94 min. Direção e roteiro de Bojan Vuletic. Elenco: Mirjana Karanovic, Jovana Gavrilovic, Danica Nedeljkovic, Vucic Perovic, Mira Banjac.

Indicado para o Oscar de filme estrangeiro mas não selecionado, exibido no chamado Panorama do Festival de Berlim. Vencedor de alguns prêmios locais, este é um filme muito especial que se classifica como comédia dramática embora fosse mais realista caso se apresentasse de tragédia com pequenos momentos de humor. Tragicomédia. Tem um outro problema para o meu gosto, já que é lento e até arrastado por vezes. Mas conta uma história bonita, que vai atingir o público mais adulto e tem uma sequência final comovente sem cair no melodrama. Tanto que o filme todo acabou me conquistando.

Eis a sinopse oficial. Jelena já viveu o suficiente. Seu marido morreu há um ano, ela se sente cansada e solitária apesar de suas duas filhas e sua sogra, todas vivendo em seu apartamento. Ela decidiu que, no final da semana, no aniversário da morte do marido, ela se suicidará. Ela tem uma pistola pronta. Mas, há uma série de coisas para resolver: ela precisa devolver uma poltrona que pegou emprestada com um vizinho, colocar sua fotografia na lápide e renovar seu cartão de seguro de saúde. Que a burocracia eterna do governo não quer colaborar. Aos poucos, essa mulher tranquila e humilde começa a perceber que nada é simples em um país que está constantemente caminhando entre o tormento e a transição. Resta então levar seu plano de suicídio adiante. Ou não?  

Basicamente esse é o filme, emoldurado para uma atriz desconhecida aqui, mas que dizem ser um ícone nos Balcãs, Mirjana Karanovic (que faz tudo discretamente, basicamente com os olhos e por vezes parece uma Anna Magnani interiorizada). Não há gritarias, ou excesso de drama como sucederia num filme mais latino ou mesmo brasileiro. Imagino o exagero que poderíamos cair. Mas tudo é muito bem construído, inclusive uma delicada e poética sequência numa praia em que a heroína vê detalhes imaginários de coisas que sucederam. Muito especial, é obrigatório para quem aprecia os filmes estrangeiros de qualidade.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro