RESENHA CRTICA: Chega de Fiu Fiu

Tenho conscincia de que este mero e curto artigo, no suficiente para resolver um problema to grave e pernicioso. Mas acrescento minha voz nessa luta de tantas

04/06/2018 15:46 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Chega de Fiu Fiu

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Chega de Fiu Fiu

Confesso que muitas vezes por falta de tempo ou disponibilidade, costumo dar preferência para os filmes de ficção (que alcançam um maior público que me cobra os comentários e críticas). Chegou a hora do mea culpa. Ao assistir o documentário “Chega de Fiu- Fiu, o Filme”, de Fernanda Frazão, é que fui realmente perceber o que parecia tão distante e, no entanto é escandalosamente antiquado, grosseiro e atual. Em cada cinco minutos diz o IBGE uma mulher é agredida no Brasil. E denunciar quase sempre não resolve nada.

O primeiro ponto que me atingiu é o fato de que o filme foi muito bem realizado, tecnicamente, como narrativa, como denúncia, mas principalmente dando a palavra as vítimas. As mulheres. Sem exagero ou excesso. Como nas cenas em que a câmera reflete a intromissão e o assédio de homens que passam cantadas nas mulheres o que está sempre apenas um passo de uma violência ou abuso (para evitar esses excessos, a câmera deixa desfocado o rosto do pseudo-galante intrometido).

Não há duvida que não é uma história nova, ao contrario, é banal e historicamente antiquada. Mas pouco mudou, algumas poucas vitórias chegaram a partir de 2003. E teoricamente qualquer homem digno desse nome teria que ter percebido a nossa lamentável tradição histórica que sempre deixou a mulher brasileira numa situação secundária e inferior. Finalmente as mulheres tomam a palavra (embora também haja a presença masculina discutindo as questões e procurando soluções). Gosto também do recurso narrativo de imagem mostrando com frequência a cidade de São Paulo revelada por “Drones”. Os depoimentos no filme são bem equilibrados, incluindo as mulheres negras, as trans, as professoras, as alunas e professoras e docentes, concluindo com dois momentos comoventes, a passeata das mulheres pelas ruas da cidade, seguido pelo poema em tom de “rapper”, cantado pela trans, Rosa Luz, a verdadeira estrela do filme concluindo numa bela paisagem de por de sol. Tenho consciência de que este mero e curto artigo, não é suficiente para resolver um problema tão grave e pernicioso. Mas acrescento minha voz nessa luta de tantas.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro