RESENHA CRÍTICA: Suprema (On the Basis of Sex)

O filme mostra uma falha absurda de um governo tão poderoso e pretensioso quanto o norte-americano e quem estudar Direito não pode perder esta lição de vida e cultura. Quem se interessar não pode perder

14/03/2019 16:19 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Suprema (On the Basis of Sex)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Suprema (On the Basis of Sex)

Inglaterra, EUA, 2018. 2h. Direção de Mimi Leder. Roteiro de Daniel Stieplaman. Com Felicity Jones, Armie Hammer, Justin Theroux, Sam Waterston, Kathy Bates, Cailee Spaeny, Jack Reynor, Stephen Root.

É preciso ter simpatia pela estrela britânica Felicity Jones, que foi indicada ao Oscar por Teoria de Tudo, 14, além de fazer parte do elenco de Star Wars (Rogue One, 16, serie Forces of Destiny) e ter tido sorte em projetos de sucesso (O Espetacular Homem Aranha 2, Inferno, Busca sem Limites) já com 41 créditos. Não aprecio seu estilo de representar, mas não há dúvida que tem a sorte de conseguir grandes roteiros, com esta original e importante história que praticamente ninguém sabia, sendo de fatos reais de espantarem qualquer um. Vocês que achavam o governo norte americano como sendo liberal e respeitador dos direitos das mulheres, terão uma incrível surpresa de ficar sabendo que até recentemente mulher não tinha qualquer nada disso. Esta é a impressionante história real de Ruth Bader GInsburg (1933), que foi a pioneira e mesmo assim, ainda viva e admirada, foi a estrela do documentário chamado RBG, sobre sua vida e obra (também houve canção em homenagem a ela que ficou entre os cinco finalistas este ano no Oscar mas mesmo assim não saiu vencedora!).

Esta versão traz então Felicity (que é naturalmente muito mais bonita do que a admirada dama) que relata sua história e de sua família e por tabela o absurdo dos absurdos sobre o desprezo em que tanta coisa foi maltratada e desmoralizada. Na história, quem faz o marido é o galã Armie Hammer (Rede Social, Me Chame pelo seu Nome) que também enfrenta doença, com Felicity passando anos para tentar mudar as regras do governo mesmo que lutando com a ajuda de outras jovens estudantes. Eu francamente fiquei chocado com a falha absurda de um governo tão poderoso e pretensioso quanto o norte-americano e quem estudar Direito não pode perder esta lição de vida e cultura. Quem se interessar não pode perder.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho é jornalista formado pela Universidade Católica de Santos (UniSantos), além de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados críticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veículos comunicação do país, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de São Paulo, além de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a década de 1980). Seus guias impressos anuais são tidos como a melhor referência em língua portuguesa sobre a sétima arte. Rubens já assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e é sempre requisitado para falar dos indicados na época da premiação do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fãs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleção particular dos filmes em que ela participou. Fez participações em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minisséries, incluindo as duas adaptações de “Éramos Seis” de Maria José Dupré. Ainda criança, começou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, além do título, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informações. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionário de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o único de seu gênero no Brasil.

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro