Mil Sculos Antes de Cristo

Criativa fita de aventura que levou a belssima atriz Raquel Welch ao patamar de sex symbol

30/11/2016 22:17 Por Felipe Brida
Mil Séculos Antes de Cristo

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Mil Séculos Antes de Cristo (One million years B.C.). Inglaterra, 1966, 91 min. Aventura. Dirigido por Don Chaffey. Distribuição: Obras-primas do Cinema

Sinopse: Pré-História, milhões de anos atrás. Tumak (John Richardson) briga com o pai e com os líderes de sua tribo e, como punição, é banido das terras onde vive. Solitário, vaga por dias até ser adotado por um povoado distante. Neste novo grupo Tumak apaixona-se por Loana (Raquel Welch) e juntos, para sobreviver, enfrentarão ataque de monstros, pássaros vorazes e dinossauros voadores.

Criativa fita de aventura que fugiu dos padrões da Hammer, famosa companhia de cinema britânica especializada em terror, e que levou a belíssima atriz Raquel Welch ao patamar de sex symbol. Poucas produções retrataram a Pré-História no cinema, e este aqui serve como um entretenimento curioso. Não leve a sério o convívio dos homens das cavernas com os dinossauros e deixe de lado a fraca história de amor entre Tumak e Loana. Embarque de cabeça na jornada perigosa dos personagens ancestrais em épocas remotas. É cinema, e bem legal por sinal! No lançamento, em 1966, surpreendeu o público com os inovadores efeitos especiais regidos pelo mestre Ray Harryhausen (1920–2013), que utilizou as técnicas originais do stop-motion (um avanço para a época, hoje ingênuos devido à computação gráfica). Ele era um artesão: criou à mão bonecos e moldes em massinha de criaturas jurássicas, inseridos quadro a quadro nas cenas, além de gravar com lente macro lagartos e depois ampliá-los na tela para dar a impressão de serem gigantes. E deu aquele impacto!

Originalmente da Fox, o filme inglês obteve sucesso com quase U$ 3 milhões de bilheteria e foi gravado em dois lugares - parte das externas, com as paisagens selvagens, nas Ilhas Canárias, na Espanha, e a de cenários em estúdio na Inglaterra.

Quem procura uma boa aventura das antigas conheça “Mil séculos antes de Cristo”, lançamento do mês de julho em DVD da Obras-Primas do Cinema.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Felipe Brida

Felipe Brida

Jornalista e especialista em Artes Visuais e Intermeios pela Unicamp. Pesquisador na rea de cinema desde 1997. Ministra palestras e minicursos de cinema em faculdades e universidades. Professor de Semitica e Histria da Arte no Imes Catanduva (Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva) e coordenador do curso tcnico de Arte Dramtica no Senac Catanduva. Redator especial dos sites de cinema E-pipoca e Cineminha (UOL). Apresenta o programa semanal Mais Cinema, na Nova TV Catanduva, e mantm as colunas Filme & Arte, na rede "Dirio da Regio", e Middia Cinema, na Middia Magazine. Escreve para o site Observatrio da Imprensa e para o informativo eletrnico Colunas & Notas. Consultor do Brafft - Brazilian Film Festival of Toronto 2009 e do Expressions of Brazil (Canad). Criador e mantenedor do blog Setor Cinema desde 2003. Como jornalista atuou na rdio Jovem Pan FM Catanduva e no jornal Notcia da Manh. Ex-comentarista de cinema nas rdios Bandeirantes e Globo AM, foi um dos criadores dos sites Go!Cinema (1998-2000), CINEinCAT (2001-2002) e Webcena (2001-2003), e participa como jri em festivais de cinema de todo o pas. Contato: felipebb85@hotmail.com

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro