Uma Porrada Cinematografica

A composi??o da imagem e o nervosismo da montagem de Rejeitados pelo diabo (The devils rejects; 2005), filme norte-americano dirigido, escrito e produzido por Rob Zombie

09/11/2019 03:21 Por Eron Duarte Fagundes
Uma Porrada Cinematografica

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Uma Porrada Cinematográfica

(a porra é do diabo...)

 

A composição da imagem e o nervosismo da montagem de Rejeitados pelo diabo (The devil’s rejects; 2005), filme norte-americano dirigido, escrito e produzido por Rob Zombie à margem dos grandes estúdios, são extremamente agressivos desde seus aspectos conceituais; os planos enforcados sobre os rostos de personagens que representam o grotesco do terror e os frenesis dos cortes bruscos jogam o espectador numa claustrofobia de sangue e maldade que tornam esta experiência cinematográfica autenticamente eletrizante. A agressividade de Zombie não é somente uma questão temática (espalhar sangue e atitudes abjetas de suas criaturas), mas ainda e muito mais uma questão formal: o jeito truculento de enquadrar e o atrevimento constante dos cortes constantes que contaminam seu senso de montagem cinematográfica, criando as mais arrepiantes sequências de planos curtos da história do cinema.

Equivocadamente incluído num ciclo de faroeste profano (profano é um adjetivo que cabe perfeitamente, mas o substantivo faroeste é falso), Rejeitados pelo diabo na verdade namora dois outros gêneros cinematográficos: o policial e o horror, que às vezes se unem num gênero só, o policial de horror. Neste sentido se pode enxergar o embrião da narrativa de Zombie em Quadrilha de sádicos (1977), dos tempos em que Wes Craven fazia bons filmes, ou Elite dos assassinos (1975), um exemplar da amoralidade violenta de Sam Peckinpah; eu não creio que o filme de Zombie tenha muitas relações com o universo de Donald Siegel, nem mesmo com Meu nome é Coogan (1968), apesar de algumas aparentes semelhanças do argumento inicial, um xerife à caça de sanguinário bandido. Parece-me meio sem função crítica  um comentarista atribuir referências do passado cinematográfico  a este projeto extremamente original de Zombie (referências que devem existir como influência em seu processo de criação mas são dissolvidas por seu demoníaco e incendiário estilo de filmar); sim, eu sei, todos aludem, o próprio diretor revela, os signos do imaginário do filme de horror estão ali, Zombie cultua o gênero, interessou-se até por nosso horror caipira do Zé do Caixão; todavia, Rejeitados pelo diabo transcende os limites de filme de gênero: é uma verdadeira gandaia gótica de imagens que perturba o tempo inteiro.

Não creio que os apreciadores habituais dos filmes de horror (que geralmente esperam mais sustos do que brutalidade) vão desfrutar bem Rejeitados pelo diabo. É uma obra que exige estômago e cinefilia: é preciso acatar a natureza suja do homem ao mesmo tempo em que se tem a percepção de certos mecanismos de linguagem que expõem esta natureza.

A câmara de Rejeitados pelo diabo é sádica, desgovernadamente sádica mesmo, frequenta muito a gratuidade da violência, utiliza uma estética desgovernada desta violência (como em Peckinpah, mas num modelo pós-moderno solto e mais sem intenções), mas, por trás das vísceras expostas da película, há um cérebro privilegiado que comanda tudo: Zombie é este cérebro. Trata-se um pouco de deixar correr sem peias a filmagem, a montagem, mas um tanto de dar forma (ainda que caótica) aos caos que deve ser mantido como caos.

A estrela mesmo de Rejeitados pelo diabo é o próprio diretor, que manipula a câmara de maneira notável e depois ainda brinca na sala de montagem; os puristas talvez não gostem do que direi, mas Zombie é a estrela de seu filme como o norte-americano Orson Welles e o francês Alain Resnais eram dos seus. São brilhos de direção que empanam a luminosidade que possa haver no elenco. Mesmo assim, não se pode deixar de sublinhar que os intérpretes são um dos trunfos da realização, é em boa parte nas interpretações que explode esta voracidade de comer tudo o que está pela frente do filme, inclusive a necessidade de devorar o estático espectador na sala de cinema ou na poltrona de casa; Sid Haig é uma aula de malvadeza, assim como Sheri Moon Zombie (esposa do diretor) empresta uma torta sexualidade à sua animalidade sanguinária; mas quem rouba a cena é William Forsythe como o xerife que, ao topar os bandidos, revela o mesmo padrão de crueldade dos marginais. Assim, Rejeitados pelo diabo, ao colocar em cena um policial sedento de vingança, captura o instinto de chacal de todos nós; quem, ao ver ou ouvir sobre ações de bandidos muito cruéis, nunca pensou em esquartejá-los ou incinerá-los vivos? No fundo, somos todos rejeitados pelo diabo de tão ruins que somos.

Obra marginal por excelência, Rejeitados pelo diabo restitui ao cinemaníaco o gosto por um cinema elétrico e altamente original. Deve ser rejeitado, inevitavelmente, pelos conformistas e pelas sensibilidades frágeis.

 

(Eron Duarte Fagundes – eron@dvdmagazine)

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Eron Duarte Fagundes

Eron Duarte Fagundes

Eron Duarte Fagundes é natural de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, onde nasceu em 1955; mora em Porto Alegre; curte muito cinema e literatura, entre outras artes; escreveu o livro “Uma vida nos cinemas”, publicado pela editora Movimento em 1999, e desde a década de 80 tem seus textos publicados em diversos jornais e outras publicações de cinema em Porto Alegre. E-mail: eron@dvdmagazine.com.br

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro