Gauguin: Viagem ao Taiti

O pintor frances Paul Gauguin (Vincent Cassel) abandona a familia e viaja ao Taiti para buscar inspiracao para suas obras. Instala-se em uma cabana no meio da floresta, fica proximo do povo maori e logo se apaixona por uma jovem que se tornara musa de suas pinturas

31/01/2020 13:57 Por Felipe Brida
Gauguin: Viagem ao Taiti

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Gauguin: Viagem ao Taiti (Gauguin - Voyage de Tahiti). França, 2017, 100 minutos. Drama. Colorido. Dirigido por Edouard Deluc. Distribuição: Focus Filmes

Um belo drama romântico sobre os últimos dez anos de vida do pintor francês

Eugène-Henri-Paul Gauguin, ou só Paul Gauguin (1848-1903), um dos maiores nomes do Pós-Impressionismo. Com uma fotografia esplêndida do verdadeiro Taiti (localizado numa ilha perdida entre a Nova Zelândia e o Hawaí), o filme acompanha a segunda viagem do artista à Polinésia, ocorrida em 1891. Com o desejo fervilhante de buscar inspiração artística em novas culturas, Gauguin deixou a esposa e os cinco filhos na Europa para viver na selva da Mataiera com o povo maori - ele viajou para lá sozinho em três ocasiões, sendo a última de forma definitiva, onde viveu até sua morte, em 1903). Isolado do mundo numa cabana paupérrima, aproximou-se de uma cultura inteiramente oposta da europeia, trazendo assim um outro olhar para seu processo de criação nas obras plásticas. Nesse período impõe um colorido especial aos quadros, com uma iconografia exótica do povo taitiano, das praias paradisíacas e, acima de tudo, das mulheres negras. Uma de suas marcas do período foi a mistura do erotismo à ingenuidade ao retratá-las. Nesse segundo momento que esteve no Taiti (e o filme aborda isto da metade para o final) conheceu sua musa inspiradora, Tehura, 35 anos mais jovem (ele tinha 48, e ela, 13), com quem teve um filho, que morreu poucos dias depois de nascer.

Vincent Cassel encaixou-se bem no papel do protagonista que foi uma figura central da cena artística parisiense do final do século XIX. Para mim é o ator mais versátil da França atual - ele vem muito ao Brasil, já filmou várias vezes em nossa terra.

É o segundo trabalho do diretor Edouard Deluc, com roteiro dele escrito em parceria com outros três roteiristas, a partir de um livro desconhecido do próprio Gauguin, “Noa noa”; dentre os roteiristas estão Thomas Lilti, de “Hipócrates” (2014), e Etienne Comar, de “Meu rei” (2015), um drama pesadíssimo com o mesmo Cassel.

 

 

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Felipe Brida

Felipe Brida

Jornalista e especialista em Artes Visuais e Intermeios pela Unicamp. Pesquisador na área de cinema desde 1997. Ministra palestras e minicursos de cinema em faculdades e universidades. Professor de Semiótica e História da Arte no Imes Catanduva (Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva) e coordenador do curso técnico de Arte Dramática no Senac Catanduva. Redator especial dos sites de cinema E-pipoca e Cineminha (UOL). Apresenta o programa semanal Mais Cinema, na Nova TV Catanduva, e mantém as colunas Filme & Arte, na rede "Diário da Região", e Middia Cinema, na Middia Magazine. Escreve para o site Observatório da Imprensa e para o informativo eletrônico Colunas & Notas. Consultor do Brafft - Brazilian Film Festival of Toronto 2009 e do Expressions of Brazil (Canadá). Criador e mantenedor do blog Setor Cinema desde 2003. Como jornalista atuou na rádio Jovem Pan FM Catanduva e no jornal Notícia da Manhã. Ex-comentarista de cinema nas rádios Bandeirantes e Globo AM, foi um dos criadores dos sites Go!Cinema (1998-2000), CINEinCAT (2001-2002) e Webcena (2001-2003), e participa como júri em festivais de cinema de todo o país. Contato: felipebb85@hotmail.com

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro