Texano - O Bandoleiro Temerario

Ex-xerife refugiado no Mexico, Jess (Audie Murphy) sai a procura do homem que assassinou seu irmao

12/03/2020 14:07 Por Felipe Brida
Texano - O Bandoleiro Temerario

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

 

Texano – O bandoleiro temerário (The texican). EUA/Espanha, 1966, 88 minutos. Faroeste. Colorido. Dirigido por Lesley Selander. Distribuição: Classicline

Rodado na Espanha, em estúdios na cidade de Barcelona, “Texano” é uma fita rápida de faroeste, com altas emoções, protagonizado por um dos astros do gênero, Audie Murphy. O ator serviu como soldado na Segunda Guerra Mundial, recebeu condecorações militares e é considerado um herói de guerra, depois dedicando-se ao cinema; fez cerca de 40 filmes, 80% deles western, ação e guerra, e morreu cedo, aos 46 anos, vítima de um acidente de avião, em 1971. Em homenagem a Murphy, a distribuidora Classicline lançou 22 filmes de faroeste com ele, como “Antro de desalmados” (1959), “Balas que não erram” (1959) e “Matar ou cair” (1966).

“Texano” é um bom exemplar para recordarmos a carreira de Murphy, que vive um ex-xerife disposto a tudo para capturar o assassino do seu irmão. Nessa história explosiva de justiça com as próprias mãos, ele cruzará o caminho de caçadores de recompensa e pistoleiros sanguinários no oeste sem lei, dominado por homens corruptos.

Trata de temas inerentes ao western americano, a destacar a vingança e a retaliação – por exemplo, a vítima da trama, o irmão do ex-xerife, foi morto pelo fato de ter denunciado no jornal atos de corrupção envolvendo o proprietário de um saloon.

Muitas fitas de bangue-bangue da época escalavam um ator lendário ou uma atriz de peso, para uma participação especial, e aqui vemos o grande Broderick Crawford, no papel do vilão – ele ganhou o Oscar por “A grande ilusão” (1949).

Dirige Lesley Selander, que entre os anos 20 e 60 realizou cerca de 140 fitas populares, muitas do gênero, como “À esquerda da lei” (1937) e “Renegados do oeste” (1949).

 

 

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Felipe Brida

Felipe Brida

Jornalista e especialista em Artes Visuais e Intermeios pela Unicamp. Pesquisador na área de cinema desde 1997. Ministra palestras e minicursos de cinema em faculdades e universidades. Professor de Semiótica e História da Arte no Imes Catanduva (Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva) e coordenador do curso técnico de Arte Dramática no Senac Catanduva. Redator especial dos sites de cinema E-pipoca e Cineminha (UOL). Apresenta o programa semanal Mais Cinema, na Nova TV Catanduva, e mantém as colunas Filme & Arte, na rede "Diário da Região", e Middia Cinema, na Middia Magazine. Escreve para o site Observatório da Imprensa e para o informativo eletrônico Colunas & Notas. Consultor do Brafft - Brazilian Film Festival of Toronto 2009 e do Expressions of Brazil (Canadá). Criador e mantenedor do blog Setor Cinema desde 2003. Como jornalista atuou na rádio Jovem Pan FM Catanduva e no jornal Notícia da Manhã. Ex-comentarista de cinema nas rádios Bandeirantes e Globo AM, foi um dos criadores dos sites Go!Cinema (1998-2000), CINEinCAT (2001-2002) e Webcena (2001-2003), e participa como júri em festivais de cinema de todo o país. Contato: felipebb85@hotmail.com

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro