O Resgate do Bandoleiro

O rancheiro Pat Brennan (Randolph Scott) viaja de carona em uma carruagem após perder seu cavalo. No veículo está um casal de noivos, felizes pela oportunidade do casamento. A viagem segue bem até que no meio do caminho os três são surpreendidos por perigosos bandidos, que pretendem sequestrar a jovem noiva, pois sabem que ela é filha de ricos fazendeiros e assim poderão exigir um valioso resgate

28/09/2017 09:47 Por Felipe Brida
O Resgate do Bandoleiro

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

O Resgate do Bandoleiro (The tall T). EUA, 1957, 77 min. Faroeste. Dirigido por Budd Boetticher. Colorido. Distribuição: Classicline e Versátil

Grande faroeste autoral norte-americano que integra o “Ciclo Ranown”, conjunto de sete westerns dirigidos por Budd Boetticher com Randolph Scott entre 1956 e 1960 - o nome Ranown vem da junção de Ran (de Randolph Scott) e Own (de Brown, ouse já, do produtor Harry Joe Brown), ambos responsáveis por produzirem a maioria dos filmes, na época distribuídos no mercado pela Columbia e que alcançaram imediato sucesso de público nos Estados Unidos; todos traziam temas semelhantes, como rancheiros solitários em viagens pelos vales do Oeste movidos por algum tipo de vingança.

“O resgate do bandoleiro”, para mim, é o melhor do ciclo, rodado nas autênticas e deslumbrantes trilhas e montanhas de Lone Pine, Califórnia, e baseado numa intrigante e inteligente história do cultuado escritor Elmore Leonard. Curtinho, com exatos 77 minutos, o faroeste tem um alto grau de violência para a época (aparece até sangue, algo incomum no gênero), momentos bem dramáticos e reúne um elenco de nomes importantes, a destacar Maureen O'Sullivan (a eterna Jane do cinema, dos filmes do Tarzan da década de 30), Richard Boone, como um vilão amedrontador, e Henry Silva, um matador sem dó nem piedade (Silva atuou em inúmeras fitas de faroeste e policial, está vivo e comemora este mês 89 anos de idade). Randolph Scott, popular ator de western, carrega melancolia e perspicácia no olhar, sempre uma figura imponente, apesar do corpo frágil – ele estava velho na época da produção, com quase 60 anos, e aposentou-se pouco tempo depois; faleceu em 1987, aos 89, imprimindo marca única na história do faroeste.

Gostou? Então não deixe de conferir. O filme saiu em DVD no Brasil em duas ocasiões: em 2015 pela Versátil, no ótimo box “Cinema Faroeste – volume 2” (com outros cinco filmes) e recentemente pela Classicline. Ambas as edições valem a pena!

 

 

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Felipe Brida

Felipe Brida

Jornalista e especialista em Artes Visuais e Intermeios pela Unicamp. Pesquisador na área de cinema desde 1997. Ministra palestras e minicursos de cinema em faculdades e universidades. Professor de Semiótica e História da Arte no Imes Catanduva (Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva) e coordenador do curso técnico de Arte Dramática no Senac Catanduva. Redator especial dos sites de cinema E-pipoca e Cineminha (UOL). Apresenta o programa semanal Mais Cinema, na Nova TV Catanduva, e mantém as colunas Filme & Arte, na rede "Diário da Região", e Middia Cinema, na Middia Magazine. Escreve para o site Observatório da Imprensa e para o informativo eletrônico Colunas & Notas. Consultor do Brafft - Brazilian Film Festival of Toronto 2009 e do Expressions of Brazil (Canadá). Criador e mantenedor do blog Setor Cinema desde 2003. Como jornalista atuou na rádio Jovem Pan FM Catanduva e no jornal Notícia da Manhã. Ex-comentarista de cinema nas rádios Bandeirantes e Globo AM, foi um dos criadores dos sites Go!Cinema (1998-2000), CINEinCAT (2001-2002) e Webcena (2001-2003), e participa como júri em festivais de cinema de todo o país. Contato: felipebb85@hotmail.com

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro
30 fotos grátis na 1a compra BF3