O Mensageiro

Ivan eh um adolescente tentando se adequar na sociedade nos anos finais do Socialismo na URSS. Mora numa casa simples com a mae divorciada, que o pressiona a procurar trabalho. Eh entao contratado como mensageiro de um jornal, onde conhece um velho professor e a filha rebelde dele, com que inicia uma grande amizade

04/05/2020 14:28 Por Felipe Brida
O Mensageiro

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

 

O Mensageiro (Kuryer). URSS, 1986, 83 minutos. Comédia dramática. Colorido. Dirigido por Karen Shakhnazarov. Distribuição: CPC-Umes Filmes

Atual diretor da Mosfilm (o maior estúdio de cinema da Rússia, produtor de centenas de obras marcantes desde a estrutura soviética), Karen Shakhnazarov costuma realizar filmes metafóricos com ar político, que dialogavam com a crise em seu país quando o Socialismo se desmantelava na década de 80. “O mensageiro” é, talvez, o melhor dos trabalhos dele, pontual, e de certa forma, atual, pois trata de uma geração de jovens desiludidos no novo mundo em transformação. Nessa comédia dramática inspirada, o personagem central, o aborrecido adolescente Ivan (Fyodor Dunayevsky, que abandonou a carreira de ator depois de três filmes), sofre pressão da mãe para ou seguir firmemente os estudos ou trabalhar, então opta pela segunda proposta. Consegue emprego como mensageiro de um jornal, e no vai e vem da rotina, aproxima-se de duas pessoas que irão abrir sua mente, um velho professor (o veterano Oleg Basilashvili) e a filha (Anastasiya Nemolyaeva), com quem ele vai conviver mais do que a própria mãe.

No trânsito dessas relações, o diretor discute o fim da Era Gorbachev, mostrando uma sociedade à deriva, sem perspectivas, que presenciava o Socialismo ruir, em meio a uma crise política, social e econômica (o filme é de 1986, estamos falando de anos antes da queda do muro de Berlim e da dissociação da URSS). Há um grau de melancolia no trato da história, reforçado pela bonita fotografia escura e de ambientes internos (casas, escritório), do mestre russo Nikolay Nemolyaev, além de uma trilha sonora eletrônica bem modernosa, assinada por Eduard Artemev (compositor de trilhas de Andrei Tarkovsky, como “Solaris” e “Stalker”).

Ganhou de um prêmio especial no Festival de Moscou, o filme é baseado num romance do próprio diretor, com roteiro escrito por um velho parceiro de cinema dele, Aleksandr Borodyanskiy (juntos fizeram sete filmes, como “Assassinato do Tzar” e “Tigre branco”).

Disponível em DVD pela CPC-Umes, numa cópia restaurada pela Mosfilm, lançada no Brasil em março desse ano.

 

 

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Felipe Brida

Felipe Brida

Jornalista e especialista em Artes Visuais e Intermeios pela Unicamp. Pesquisador na área de cinema desde 1997. Ministra palestras e minicursos de cinema em faculdades e universidades. Professor de Semiótica e História da Arte no Imes Catanduva (Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva) e coordenador do curso técnico de Arte Dramática no Senac Catanduva. Redator especial dos sites de cinema E-pipoca e Cineminha (UOL). Apresenta o programa semanal Mais Cinema, na Nova TV Catanduva, e mantém as colunas Filme & Arte, na rede "Diário da Região", e Middia Cinema, na Middia Magazine. Escreve para o site Observatório da Imprensa e para o informativo eletrônico Colunas & Notas. Consultor do Brafft - Brazilian Film Festival of Toronto 2009 e do Expressions of Brazil (Canadá). Criador e mantenedor do blog Setor Cinema desde 2003. Como jornalista atuou na rádio Jovem Pan FM Catanduva e no jornal Notícia da Manhã. Ex-comentarista de cinema nas rádios Bandeirantes e Globo AM, foi um dos criadores dos sites Go!Cinema (1998-2000), CINEinCAT (2001-2002) e Webcena (2001-2003), e participa como júri em festivais de cinema de todo o país. Contato: felipebb85@hotmail.com

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro