Moonfall - Ameaca Lunar

O trabalho de Emmerich esta longe da qualidade de Isaac Asimov, Ray Bradbury e Arthur C.Clarke

04/02/2022 21:08 Por Adilson de Carvalho Santos
Moonfall - Ameaca Lunar

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

 

O diretor Roland Emmerich gosta de ser o profeta do apocalipse seja por alienígenas invasores (Independence Day), crise ambiental (O Dia Depois do Amanhã) ou impacto sísmico (2012). Depois do pálido resultado na bilheteria de “Midway – Batalha em Alto Mar” (2019), ele volta a anunciar um grande desastre com a estreia de “Moonfall – Ameaça Lunar”. A ideia é bem simples, como todos os filmes do diretor: A lua está caindo na terra e o que podemos fazer agora? Emmerich havia lido “Who Built The Moon?” (Quem construiu a lua?) de Christopher Knight e Alan Butler, que sugere que o nosso satélite não é natural e propõe curiosas teorias que vão desde uma inteligência alienígena suprema até mesmo humanos vindos do futuro. O diretor garante, no entanto, que usou esse material apenas como inspiração, criando um desenrolar da história diferente, o que não significa dizer menos fantasiosa. Principalmente por tratar em seus filmes de temas interessantes, mas de forma superficial, deixando que o impacto visual assuma o controle de suas produções, e com “Moonfall – Ameaça Lunar” não é diferente.

Ainda que a ficção cientifica seja uma linguagem que permita liberdades narrativas, o trabalho de Emmerich está longe da qualidade de Isaac Asimov, Ray Bradbury e Arthur C.Clarke. Seusfilmes são blockbusters assumindo os absurdos e fantasias típicos do entretenimento esacapista. No filme, os astronautas Jo Fowler (Halle Berry, a tempestade da primeira geração de X MEN) e Brian Harper (Patrick Wilson, o Ed Warren da franquia “Invocação do Mal“) são sobreviventes de um vôo espacial que seguem caminhos opostos. Ela se torna consultora da NASA e ele cai em descrédito total. Ambos se reencontram quando os eventos do passado voltam a impactar suas vidas já que tudo indica que uma força desconhecida e malévola está tirando a lua de sua órbita e atirando-a em direção da Terra.

A premissa serve para que seu diretor mostre tsunamis, enchentes, furações e incêndios arrasando com cidades e destruindo tudo em seu rastro, fora a inversão no efeito da gravidade. Tudo que faz o delírio dos fãs de efeitos especiais em CGI. Mas se a mãe natureza ameaça a vida humana, há uma razão para isso e mesmo que as autoridades pareçam negacionistas, K.C Houseman , o personagem de John Bradley (Game of Thrones) surge na trama como um arauto das teorias conspiratórias. Josh Gad (Pixels) foi cogitado para o papel, mas conflitos de filmagens com outros papeis o impediram. Apesar de não levado a sério, sua ajuda poderá fazer a diferença na corrida contra o relógio pois é hora de salvar o mundo, e o destino de todos está nas mãos desses personagens com muita dedicação ao que acreditam, mas nem um pouco levados a sério. Filmado em grande parte em Montreal, o filme pode ser uma montanha-russa divertida, se você não esperar coerência científica nas teorias; ou talvez por isso mesmo um atraente espetáculo para tempos tão difíceis em que uma fantasia disfarçada de “científica” vem a promover uma bela catarse.

 

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Adilson de Carvalho Santos

Adilson de Carvalho Santos

Adilson de Carvalho Santos e' professor de Portugues, Literatura e Ingles formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pela UNIGRANRIO. Foi assistente e colaborador do maravilhoso critico Rubens Ewald Filho durante 8 anos. Tambem foi um dos autores da revista "Conhecimento Pratico Literatura" da Editora Escala de 2013 a 2017 assinando materias sobre adaptacoes de livros para o cinema e biografias de autores. Colaborou com o jornal "A Tribuna ES". E mail de contato: adilsoncinema@hotmail.com

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro