RESENHA CRTICA: Sem Evidncias (Devils Knot)

O filme o ponto mais baixo da carreira do diretor canadense Atom Egoyan

21/07/2014 18:07 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Sem Evidências (Devil´s Knot)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Sem Evidências (Devil´s Knot)

EUA, 13. 114 min. Direção de Atom Egoyan. Roteiro de Scott Derrickson (O Exorcismo de Emily Rose, A Identidade). Com Colin Firth, Reese Witherspoon, Alessandro Nivola, James Hamrick, Amy Ryan, Bruce Greenwood, Kristopher Polaha, Stephen Moyer, Martin Henderson, Elias Koteas, Dane DeHaan.

 

Produzido por 24 pessoas, este filme marcou o ponto mais baixo da carreira do diretor canadense Atom Egoyan, que teve críticas devastadoras a respeito de um trabalho considerado “aborrecido” e desnecessário. Eu já reclamo do próprio titulo nacional, já que não existe no sistema jurídico nacional a palavra evidências, que nada mais é do que um erro de tradução, o usado aqui é “provas”, que seria evidence traduzido do inglês. Mas como ninguém sabe nada mesmo e cada vez menos o filme é sem dúvida “evidente”.

Baseado em fatos reais, acontecidos em 1993, em West Memphis, Arkansas, mas rodado na Georgia, que tem provocado enorme polêmica se chamando de West Memphis Three, é uma mistura de tudo que os jornais adoram no gênero: o assassinato de três crianças em torno dos dez anos, que foram encontradas nuas no fundo de um riacho. Supondo-se que o crime envolveu cultos satânicos, corrupção e basicamente uma total injustiça porque os rapazes aprisionados (Damien Echols, Jessie Misskelley Jr e Jason Baldwin) parecem ter sido condenados não por provas, mas o que no Brasil poderia ser evidências (ou seja, suspeitas, invenções, aparências e assim por diante). O problema maior é que essa mesma história já havia sido contada em três elogiados e contundentes documentários, chamados Paradise Lost, e mais um outro que foi produzido por  ninguém menos do que Peter Jackson de O Senhor dos Anéis. Ou seja, a historia já contada antes e bem melhor do que aqui, é portanto desnecessária, porque o Sr.Egoyam esta cada vez menos inspirado e mais preguiçoso (mas vamos ser sinceros, embora não saiba  construir suspense ou muito clima, o resultado é apesar de tudo profissional, ainda que lento e sem paixão). Mesmo o papel principal é feito com firmeza por Reese  Witherspoon, no que parece ter sido mais uma gravidez dela. Idem com a figura misteriosa de Colin Firth como um advogado/investigador misterioso num personagem mal delineado. Tudo narrado com a preguiça de um “movie of the week” (aqueles antigos filmes da semana).

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro