RESENHA CRTICA: No Pare na Pista
A maior sacada do filme simplesmente contar os fatos da vida de Paulo Coelho de uma forma original
Não Pare na Pista
Brasil/Espanha, 2014. Direção de Daniel Augusto. Roteiro e produção de Carolina Kotscho. Drama biográfico com Julio Andrade, Ravel Andrade, Fabíula Nascimento, Fabiana Guglielmetti, Paz Vega, Enrique Dias, Nancho Novo, Fabiana Gugli, Theresa Amayo, Luis Carlos Miele, Lucci Ferreira como Raul Seixas.
Filme de abertura do recente Festival de Paulínia, esta é uma muito bem realizada versão da autobiografia do escritor Paulo Coelho, que foi sucesso de venda. Mas fico admiro com a medida do acerto. Eu conheço o diretor Daniel Augusto desde quando ele foi meu diretor da série da TNT, TNT Mais Filmes, durante três temporadas. Deu para perceber que sabia e entendia muito de cinema. Além disso, ele passou a me mandar para assistir os curtas que ia realizando ou os documentários que também dirigiu. Ou seja, tinha também vontade e força de vontade. Mas vencer os desafios dessa forma e certamente com a ajuda da produtora e roteirista Carolina Kotscho (por sua vez filha do célebre Jornalista Ricardo Kotcho, também meu amigo) é impressionante.
Sua maior sacada foi simplesmente contar os fatos de uma forma original, relatando sua infância e adolescência conturbada (e para isso colocou como irmão do protagonista o Julio de Andrade o próprio irmão dele, muito parecido e eficiente, Ravel Andrade). Aliás Julio tem sido nos últimos anos o ator mais premiado, mas sua versatilidade mudando de cara sempre de certa forma o prejudicou, já que o público não sabe direito quem é ou mesmo sua aparência. Ele tem cara de gente comum e isso tem sido o maior trunfo (acrescido do fato de ser ótimo ator). Esteve nos recentes Entre Nós, Serra Pelada, A Estrada 47 que passa em Gramado, foi Gonzaguinha em De Pai para Filho.
Um detalhe importante: o filme utiliza-se de uma excelente maquiagem para envelhecer o Paulo e rodou muito na Espanha (ou seja, saciando a curiosidade dos que gostariam de ir a Santiago de Compostela, com bons atores locais). Mas deixa justamente para o fim a parte do livro que o público tem mais interesse em conhecer, que é relação de Paulo com Raul Cortez (e o baiano Lucci Ferreira se torna revelação do filme).
Tem sido muito difícil filmes nacionais que não são comédias rasgadas obter maior bilheteria. Torço que por suas qualidades, que Não pare na Pista faça o sucesso que merece.
Sobre o Colunista:
Rubens Ewald Filho
Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de ramos Seis de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o Dicionrio de Cineastas, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.