Muitas felicidades, Brigitte e Sophia!

As duas grandes estrelas do cinema da década de 60 estão assoprando velas. No mês de setembro, Brigitte Bardot e Sophia Loren completam 80 anos de idade

19/09/2014 10:18 Da Redação
Muitas felicidades, Brigitte e Sophia!

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

As duas grandes estrelas do cinema da década de 60 estão assoprando velas. No mês de setembro, Brigitte Bardot e Sophia Loren completam 80 anos de idade. Para nós, não há melhor maneira de comemorar o aniversário das grandes musas da sétima arte do que revendo a trajetória de cada uma delas e seus grandes momentos fashion.

 

Brigitte Bardot e Sophia Loren tiveram uma carreira brilhante nas telonas. Mas não é apenas o cinema que uniu as duas estrelas. Ambas fazem aniversário na mesma época. Sophia nasceu em 20 de Setembro e Brigitte no dia 28 do mesmo mês. As duas atrizes continuam sendo manchetes nas revistas do mundo todo, mas cada um por um motivo diferente. A primeira, que possui 80 filmes em seu currículo, acabou de tornar públicas as suas memórias em um livro chamado “Ontem, hoje e amanhã” e lançou um filme dirigido por seu filho. Enquanto isso, Brigitte Bardot, conhecida por seu ativismo em prol dos animais, mandou uma carta ao Governo Francês no dia 08 de setembro, onde fazia uma série de exigências sobre direitos dos bichos. As grandes estrelas da década de 60 continuam super ativas. Vamos rever um pouco a trajetória das duas?

Brigitte e Sophia, França e Itália

Bardot nunca deixou para trás o seu charmoso estilo francês e Loren não abre mão da elegância característica de seu país de origem. Coroada em 1950 no Miss Itália com o título de Miss Elegância, Sophia Loren entrava para o mundo dos holofotes com apenas 17 anos. Brigitte Bardot, conhecida por suas iniciais como BB, por sua vez, já posava para a capa da Elle França em 1949.

O começo de duas carreiras promissoras

A provocante atriz francesa começou sua carreira como dançarina. BB veio de uma família francesa rica e não foi até 1960, quando estrelou E Deus Criou a Mulher, que sua carreira deslanchou. O filme foi proibido em muitos países por causa do escândalo provocado pelas inúmeras cenas em que ela aparece nua e pelo enredo um tanto sensual demais para a época. Reveja uma dessas cenas desse  filme imperdível!

Já com a diva italiana o começo foi um pouco mais complicado. Ela cresceu nos subúrbios de Nápoles e não contou com o apoio de uma figura paterna quando criança. Até chegou a frequentar a escola, mas deixou os estudos para perseguir os sonhos de atuar na telona. No começo, foi rejeitada nos primeiros papéis, mas depois chamou a atenção do produtor Carlo Ponti, um homem que era o dobro de sua idade e que viria a se tornar seu marido. Ele fez com que ela virasse uma diva de Hollywood e a partir daí a bela atriz passou a colecionar sucessos. Ganhou um Oscar de Melhor Atriz pelo drama Duas Mulheres em 1962, produção pela qual ela também foi premiada em Cannes. Além de atuar, ela também dançava muito.

Lançando tendências…

BB preferia usar botas sobre o joelho ou sapatos baixos ao invés de saltos. Foi a sua amiga, a designer de sapatos de grife, Rose Repetto, que projetou a pedidos da atriz as famosas sapatilhas. Ela popularizou o biquíni através do filme E Deus Criou a Mulher (1956) e também fez Búzios, no Rio de Janeiro, se tornar um destino turístico reconhecido internacionalmente. A atriz passou quatro meses em 1964 no local junto com seu noivo, o marroquino Bob Zagoury. Os moradores de Búzios costumam dizer que a história do município pode ser contada com um antes e depois de Brigitte, já que foi a francesca a responsável por fazer com que o turismo se desenvolvesse por lá.

Já a italiana é conhecida por usar chapéus  extravagantes e enormes turbantes. Em seus filmes, muitas vezes, desempenhou o papel de meninas de classe baixa. Seu striptease em Ontem, Hoje e Amanhã fez o espartilho se tornar um símbolo sexual na década de 60. Sophia Loren até posou só de lingerie em 2006 para o Calendário Pirelli ao lado de Gisele Bundchen, Jennifer Lopez e Kate Moss. Entre suas roupas favoritas estão os casacos de pele, o que motivou, inclusive, Brigitte Bardot a mandar uma carta para ela repreendendo-a pelo uso da peça.

Do cinema para as passarelas

BB continua a ser uma fonte de inspiração para muitas grifes famosas de moda; Jimmy Choo preparou para sua campanha de 2014 uma sessão de fotos onde Nicole Kidman aparece imitando os looks da atriz francesa. CHANEL recriou a lendária cena do filme Desprezo, onde BB aparece nua na cama, para fazer propaganda de seu produto Chanel Rouge Allure. E Dior fez a sua própria versão de Brigitte em várias cenas em uma campanha de perfume. Elas são interpretadas por Daphne Groeneveld.

A italiana, que também é madrinha da conhecida atriz Drew Barrymore, é uma das grandes inspirações da marca Dolce & Gabbana. A dupla de designers não só usou a sua versão do Mambo Italiano em um de seus shows, como sua influência foi evidente na coleção de primavera/verão 2014. Guess já fez várias referências à Sophia em suas campanhas e Valentino cria coleções ao redor dela,tanto que o vestido que ela usou para o Oscar está exposto no museu virtual Valentino Garavani.

 

(Conteúdo e Design: stylight.com.br)

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro