Expresso do Amanh (Snowpiercer)
Confesso que gostei mais do filme com o passar do tempo e as cenas que ficaram na memria
Expresso do Amanhã (Snowpiercer)
Coréia/Tcheco/França/EUA, 2013. 126 min. Direção de Joon- Ho Bong. Com Chris Evans, Jamie Bell, Tilda Swinton, Ed Harris, John Hurt, Octavia Spencer, Ewen Bremmer,Allison Pill.
Custou muito para estrear e a esta altura muita gente já o assistiu em download (mesmo que ilegal). Mas por outro lado o atraso pode ser benéfico porque nesse meio tempo ele foi angariando admiradores. Este é o mais caro, o primeiro em inglês e mais recente filme do diretor coreano Joon Ho Bong (que fez o bonito e trágico Mother A Busca pela Verdade, mas também o divertido filme de monstro, O Hospedeiro). O argumento é baseado numa graphic novel francesa chamada Le Transperceneiger que ele descobriu em 2004 e ficou fascinado com o conceito de pessoas lutando pela sobrevivência num trem! Chris Evans, o Capitão America foi quem se ofereceu para fazer o texto porque se interessou pelo projeto. Mas o diretor fez o possível para esconder seu físico de atleta porque o personagem não poderia ser forte com tanta miséria e fome. Também quis acentuar o perigo do aquecimento global fazendo a ação se passar em 2014!
Como foi feito por um oriental, há uma direção de arte por vezes bizarra e estranha, assim como personagens propositalmente esquisitos (como o feito pela incrível Tilda Swinton). A historia se passa em 2031, quando o mundo todo esta congelado exceto por aqueles que estão a bordo do chamado Snowpiercer. Há 17 anos esses sobreviventes viajam nesse trem que viaja pelo mundo todo, com sua própria economia e sistema de classes sociais. Liderados por Curtis, um grupo de pessoas pobres que vivem no fundo do trem está decidido a passar para a frente e também ter os bens. Mas a cada sessão do trem , traz novas surpresas para os revolucionários.
Já deu para perceber, que não é uma daquelas convencionais aventuras americanas. Confesso que gostei mais dela com o passar do tempo e as cenas que ficaram na memória.
Sobre o Colunista:
Rubens Ewald Filho
Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunica艫o do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premia艫o do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma cole艫o particular dos filmes em que ela participou. Fez participa苺es em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adapta苺es de ramos Seis de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informa苺es. Rubens considera seu trabalho mais importante o Dicionrio de Cineastas, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.