RESENHA CRTICA: O Fim da Turn (The End of the Tour)

O filme bem realizado, discreto, chega a prender a ateno

11/11/2015 10:09 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: O Fim da Turnê (The End of the Tour)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

O Fim da Turnê (The End of the Tour)

EUA, 15. 106 min. Direção de James Ponsoldt. Com Jason Segel, Jesse Eisenberg, Anna Chumslky, Joan Cusack, Mammie Gummer, Ron Livingston, Mickey Summer.

 Melhor filme do festival de Saratosa, esta produção independente de interesse limitado é do mesmo diretor Ponsoldt, o mesmo que fez o simpático O Maravilhoso Agora, 13 e De volta a Realidade (Smashed, 12). Um roteiro de Donald Margulies (Jantar com Amigos) que aliás foi o professor de dramaturgia do diretor, inspirado em fatos reais, uma entrevista feita por um repórter da Rolling Stone, David Lipsky (Jesse) durante 5 dias, com um escritor famoso e polemico chamado David Foster Wallace (Segel), que aconteceu logo depois dele ter lançado um livro de sucesso chamado Infinite Jest, de 96 (que ganhou tradução no Brasil como Graça Infinita pela Companhia das Letras! Só consegui encontrar outro traduzido dele, Ficando Longe do Fato de Já Estar Meio Que Longe de Tudo).

Na verdade, o filme já começa com o jornalista recebendo um recado dizendo que Wallace (1962- 2008) morreu de aparente suicídio. Vem então os flashbacks, lembrando do primeiro encontro entre os dois, com um diálogo bastante ágil e Segel extremamente parecido com o escritor. O problema é para aqueles que como eu não o conheciam antes (ele escreveu ao menos outros tantos livros, cerca de vinte, mas nenhum deles foi adaptado para o cinema!). Foi rodado nos estados de Minnesota, (em Minneapolis), Massachusetts, (Boston, Bloomington), Michigan (Grand Rapids, Grand Haven, Muskegon). Não teve sucesso de bilheteria, não rendeu mais de 3 milhões de dólares. E grande parte do filme é inspirado no livro de Lipsky que se chamou "Although Of Course You End Up Becoming Yourself: A Road Trip with David Foster Wallace."

Na verdade, o filme é bem realizado, discreto, chega a prender a atenção mas é como espionar uma entrevista de um homem difícil mas interessante com um jornalista. E os dois nem chegam sequer a se tornar grandes amigos. Não sei por que Jesse aceitou um papel tão secundário, mas ao menos deixa brilhar Segel, que cria um personagem muito próximo do real (Segel é mais lembrado por comédias como a série de TV How I Met Your Mother, Ressaca de Amor e o longa dos Muppets).

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro