RESENHA CRTICA: American Ultra: Armados e Alucinados (American Ultra)

O elenco tem umas caras conhecidas, as cenas de ao so explosivas e ocasionalmente divertidas

25/11/2015 11:23 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: American Ultra: Armados e Alucinados (American Ultra)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

American Ultra: Armados e Alucinados (American Ultra)

EUA, 15. 96 min. Direção de Nima Mourizadeth. Roteiro de Max Landis. Com Jesse Eisenberg, Kristen Stewart, Connie Britton, Topher Grace, Walton Goggins, John Leguizamo, Bill Pullman, Tony Hale.

Este foi um dos pioneiros na safra de desastres de bilheteria nos EUA (não rendendo mais de 14 milhões de dólares para um orçamento de 28). Isso apesar do seu elenco de prestigio demonstrando que ninguém atualmente é atração de bilheteria e capaz de levar só pelo nome multidões ao cinema. Embora esquisito o filme não me pareceu tão ruim, considerando que é para viciados em maconha e que tais (para promove-lo, a Lion´s Gate chegou a dar mostras de maconha para os frequentadores da feira da Comic Con de San Diego). Jesse que dizia não entender muito do assunto viveu uns tempos com o primo que era ávido consumidor. Uma Thurman ia fazer o papel principal mas foi substituída por Sharon Stone e depois Connie Britton da série Nashville no papel da agente que tenta proteger o casal. O título se refere a uma pesquisa secreta da CIA chamada MK (Mind Control), que existiu entre 1953 e 73, Ultra porque era Top Secret. O filme ganhou o apelido lá fora de Stoner (drogado) Bourne (referindo a série e o fato do diretor Liman fez o primeiro filme e se passa aqui na fictícia cidade de Liman). O roteirista Max Landis é o mesmo de Victor Frankenstein que também esta estreando por estes dias. E recém revelado com Poder Sem Limites. Nima, o diretor, é iraniano, filho de jornalista da Voz da America e fez antes o Projeto X: Uma Festa Fora de Controle.

Fica claro então para quem é endereçado o filme. O New York Times previne que é menos comédia do que pode parecer, ficando mais na categoria de action-adventure. Jesse é Mike, um empregado de um mercadinho, Kristen, como ruiva falsa, é sua namorada Phoebe, com quem pretende se casar. Só que está quase o tempo todo maconhado, já não tem mais memória e vive numa cidadezinha no West Virginia. Não recorda que é um sobrevivente de uma experiência da CIA para criar super agentes, até quando um sujeito da agência (Topher) resolve limpar o portfólio e manda eliminá-lo. Só que isso o faz lembrar do antigo treino e o rapaz reage com inesperada eficiência (a ideia não é nova e está também na série atual Blindspot. Aliás o filme começa com uma montagem ultra rápida de ação que lembra justamente séries de TV). O elenco tem umas caras conhecidas, as cenas de ação são explosivas e ocasionalmente divertidas. Nem a falta de expressão da dupla central é tão grave. Só que, pelo jeito, consumidores de maconha não frequentam mais as salas de cinema.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro