RESENHA CRTICA: O Tesouro (Comoara)

O filme primrio, sem graa, atores ruins, situao medocre

22/04/2016 16:42 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: O Tesouro (Comoara)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

O Tesouro (Comoara)

Romênia, 15. 89 min. Direção e roteiro Cornelio Porumboiu com Toma Cuzin, Adrian Purcarescu, Cornelio Cozmei, Radu Banzaru.

Premiado por sua narrativa no Um Certain Regard de Cannes, premiado pela critica em Atenas, roteiro no Cairo e melhor filme do ano na Transilvânia, este é um filme de um cineasta relativamente conhecido em sua terra natal pelos trabalhos A Leste de Bucareste (06), Policia, Adjetivo (09). Acho bom admitir que não sou admirador do cinema deles, que até agora nunca me emocionou ou impressionou. Tampouco este aqui que se diz comédia mas não tem nenhuma graça, o possível senso de humor irônico se perde numa história banal, narrada com frieza e distanciamento. Um pai de família com filho pequeno aceita a proposta de um vizinho que está sem grana para irem procurar desenterrar um possível tesouro que existiria numa antiga terra de família (o avô teria enterrado por causa da guerra). Sem muitos problemas, mas arriscando prisão por causa do governo, os dois juntos com um homem que lida com caça metais saem em busca do tesouro. E o desenterram...

Não preciso contar mais porque o filme é primário, sem graça, atores ruins, situação medíocre e final que se pretende irônico e parece mais bobo. Não recomendo. Prêmios como a gente bem sabe não quer dizer grande coisa.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro