RESENHA CRTICA: Procurando Dory (Finding Dory)

Dory um personagem ingrato porque fica se repetindo, mas nem por isso a animao deixa de ser divertida e alegre

30/06/2016 14:27 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Procurando Dory (Finding Dory)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Procurando Dory (Finding Dory)

EUA, 15. 97 minutos. Direção de Andrew Stanton e Angus MacLane.

Sempre parece suspeito quando a Pixar (hoje Disney) faz uma continuação de uma obra-prima. Embora tenha conseguido acertar com a trilogia Toy Story (e parece que vem outra por aí!) é sempre um risco fazer essa concessão puramente de bilheteria em vez de uma necessidade artística. E curiosamente embora o filme não seja tão longo assim, fiquei com a impressão de que ele era interminável principalmente na metade da história para depois concluir numa sequência de trombadas e perseguições (numa estrada, não debaixo d´água) que parece fora de hora. Ou será má vontade diante de uma animação bastante boa mas repetitiva e menos original (apesar de serem os mesmos diretores). A voz de Dory é feita no original pela apresentadora Ellen De Generes que fez em seu programa uma grande campanha pela continuação (ela fez o personagem em 2003, 12 anos atrás). Ainda é o segundo filme da Pixar com mais bilheteria (936 milhões de renda) perdendo apenas para Toy Story 3.

O ponto de partida ainda é o mesmo, Dory continua a sofrer de falha de memória de fatos recentes (short term lost, em inglês) e muito ajudada pelos seus pais, que se dão ao trabalho de marcar o caminho de seu lar com conchas num Coral. Ainda assim se perde passando a conhecer outros seres marinhos, com destaque para um polvo avermelhado com sete braços mestre em se disfarçar e outras figuras amigáveis (até grupo de arraias) com um pequeno problema, passa-se menos tempo no fundo do mar (as imagens ainda são bonitas e impressionantes), mas a história logo se transfere para o Instituto de Vida Marinha da Califórnia (em vez dos Sea Worlds de antigamente hoje desmoralizados) onde irá transcorrer a sua parte final, envolvendo vários outros peixes e mesmo animais que irão ajudar o reencontro de Cory. Detalhes curiosos: a música final é a antiga e bela canção de Nat King Cole e depois cantada ela sua filha Natalie, Unforgettable/Inesquecível; e sem dúvida a parte de dublagem mais bizarra é uma aparição da voz de Marilia Gabriela!; Desta vez não tem o escritório do dentista australiano felizmente. Aqui se fala muito do slogan do lugar, que é Salvar, Reabilitar e Libertar.

Não há mais a surpresa, Dory é um personagem ingrato porque fica se repetindo (e a solução final não tem muito sentido), mas nem por isso a animação deixa de ser divertida e alegre. Se bem que é roubada pelo curta-metragem que o acompanha e que se chama Piper (Descobrindo o Mundo), um encantador e fofo curta de 6 minutos, delicado sobre um pássaro que tem que se acostumar a pescar sua comida a beira mar. Feito por Alan Barillalo, tem tudo para ganhar o Oscar do ano que vem!

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro