RESENHA CRÍTICA: Acertando o Passo (Finding Your Feet)

O humor britânico pode ser esquisito, mas é fino, inteligente e mais humano que o similar brega Americano. Experimentem.

10/05/2018 16:15 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Acertando o Passo (Finding Your Feet)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Acertando o Passo (Finding Your Feet)

Inglaterra, 17. 1h51min. Direção de Richard Loncraine.Roteiro de Meg Leonard, Nick Moorcroft. Com Joanna Lumley, Celia Imrie, Timothy Spall, Imelda Staunton, Phoebe Nicholls, David Hayman, John Sessions, Josie Lawence.

Tenho um fraco pelas comédias britânicas, e uma admiração pelo diretor Loncraine (que fez uma bela adaptação de Richard III de Shakespeare com Ian McKellen) e que aqui procura reunir novamente uma célebre dupla de uma série humorística de TV (que no fundo é um gosto adquirido). Estou me referindo a Joanna Lumley e Celia Imrie, que ficaram famosas com a série Absolutely Fabulous (92) e depois o filme (2016). Embora não se possa menosprezar outros dois atores brilhantes, da safra Harry Potter, Imelda Staunton (como Dolores Umbridge, também foi indicada ao Oscar por Vera Drake) e Timothy Spall (melhor ator em Cannes por Mr. Turner, fez Segredos e Mentiras e foi Wormtail em H. Potter). Outra coisa que eu admiro no cinema inglês é o fato deles não terem medo de fazer rir até com coisas e momentos trágicos de personagens adultos (como uma esposa que morre, outro que tem Alzheimer).

A história é sobre a esnobe Lady Sandra, que vive numa mansão do interior, que prepara festa para a aposentadoria do seu marido há 35 anos. Até quando ela descobre que seu amado está de romance na garagem com a melhor amiga dela (Josie Lawrence). Um romance que já dura 5 anos. Sandra vai atrás da irmã mais velha, Bif (Celia) um espírito livre que usa moto, faz o que quer e mora num apartamento em Londres. Ou seja, é em tudo o oposto de sua irmã racista e antipática. Ainda assim vai parar numa comunidade de dança onde entra na história Joanna Lumley, com quem inesperadamente fará dupla. Em ritmos exóticos e um viagem a Roma.

Não sei se acharam alguma graça no resumo porque como disse, é gosto adquirido. Mas cá entre nós, o humor britânico pode ser esquisito, mas é fino, inteligente e mais humano que o similar brega Americano. Experimentem.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho é jornalista formado pela Universidade Católica de Santos (UniSantos), além de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados críticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veículos comunicação do país, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de São Paulo, além de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a década de 1980). Seus guias impressos anuais são tidos como a melhor referência em língua portuguesa sobre a sétima arte. Rubens já assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e é sempre requisitado para falar dos indicados na época da premiação do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fãs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleção particular dos filmes em que ela participou. Fez participações em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minisséries, incluindo as duas adaptações de “Éramos Seis” de Maria José Dupré. Ainda criança, começou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, além do título, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informações. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionário de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o único de seu gênero no Brasil.

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro