RESENHA CRTICA: Acertando o Passo (Finding Your Feet)
O humor britnico pode ser esquisito, mas fino, inteligente e mais humano que o similar brega Americano. Experimentem.
Acertando o Passo (Finding Your Feet)
Inglaterra, 17. 1h51min. Direção de Richard Loncraine.Roteiro de Meg Leonard, Nick Moorcroft. Com Joanna Lumley, Celia Imrie, Timothy Spall, Imelda Staunton, Phoebe Nicholls, David Hayman, John Sessions, Josie Lawence.
Tenho um fraco pelas comédias britânicas, e uma admiração pelo diretor Loncraine (que fez uma bela adaptação de Richard III de Shakespeare com Ian McKellen) e que aqui procura reunir novamente uma célebre dupla de uma série humorística de TV (que no fundo é um gosto adquirido). Estou me referindo a Joanna Lumley e Celia Imrie, que ficaram famosas com a série Absolutely Fabulous (92) e depois o filme (2016). Embora não se possa menosprezar outros dois atores brilhantes, da safra Harry Potter, Imelda Staunton (como Dolores Umbridge, também foi indicada ao Oscar por Vera Drake) e Timothy Spall (melhor ator em Cannes por Mr. Turner, fez Segredos e Mentiras e foi Wormtail em H. Potter). Outra coisa que eu admiro no cinema inglês é o fato deles não terem medo de fazer rir até com coisas e momentos trágicos de personagens adultos (como uma esposa que morre, outro que tem Alzheimer).
A história é sobre a esnobe Lady Sandra, que vive numa mansão do interior, que prepara festa para a aposentadoria do seu marido há 35 anos. Até quando ela descobre que seu amado está de romance na garagem com a melhor amiga dela (Josie Lawrence). Um romance que já dura 5 anos. Sandra vai atrás da irmã mais velha, Bif (Celia) um espírito livre que usa moto, faz o que quer e mora num apartamento em Londres. Ou seja, é em tudo o oposto de sua irmã racista e antipática. Ainda assim vai parar numa comunidade de dança onde entra na história Joanna Lumley, com quem inesperadamente fará dupla. Em ritmos exóticos e um viagem a Roma.
Não sei se acharam alguma graça no resumo porque como disse, é gosto adquirido. Mas cá entre nós, o humor britânico pode ser esquisito, mas é fino, inteligente e mais humano que o similar brega Americano. Experimentem.
Sobre o Colunista:
Rubens Ewald Filho
Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de ramos Seis de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o Dicionrio de Cineastas, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.