RESENHA CRTICA: Julieta (Idem)

Assumindo que sou grande admirador de toda sua obra de Almodvar, o filme uma decepo triste

01/07/2016 00:03 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Julieta (Idem)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Julieta (Idem)

Espanha, 2016. 1h39 min. Direção: Pedro Almodóvar.Com Emma Suarez, Adriana Ugarte, Rossy DePalma, Dario Grandinetti,Imna Cuesta, Michelle Jenner. Daniel Grao.

É muito triste se ver um filme fraco de Almodóvar, rejeitado pela critica em Cannes com toda razão (mas não tão precário e ruim quanto o anterior a chanchada Os Amantes Passageiros) Inspirado em contos de Alice Munro, que coroteirizou o filme junto com o diretor, chega mesmo a ter poucas características do cineasta, embora exponha uma suntuosa e exagerada trilha musical do habitual A. Iglesias (que faz lembrar o tipo de trilha da Hollywood dos anos 40, quase incessante e por vezes a única coisa interessante que vemos na tela). E o fato de que ele tenha preferido rodar o filme numa proporção de imagem curiosa, mais quadrada e quase sempre em grandes closes. Até a escolha do elenco não é das mais felizes. Por exemplo, o papel fundamental da filha só vemos de passagem, sem ter sido aprofundado ou sequer explicado (a moça que faz a filha também deixa a desejar). Para cometer o erro maior é terminar abruptamente deixando o espectador no ar.

Assumindo que sou grande admirador de toda sua obra, o filme é uma decepção triste, que se fixa numa mulher chamada obviamente Julieta Arcos (sem nada a ver com Romeu) que é interpretada pela famosa espanhola Emma Suarez (já madura, mas sem o brilho esperado), que vive em continua depressão desde que um encontro casual na rua com uma antiga amiga de sua filha, ai temos o longo flash back mostrando sua trajetória profissional e principalmente pessoal quando se apaixona por um pescador e vai morar numa cidadezinha a beira mar (a amiga do diretor Rossy de Palma faz a criada e o argentino Dario Grandinetti, de Relatos Selvagens e Fale com Ela faz um namorado). Mas o grande amor de sua vida é esse pescador, com quem vive bem até o dia em que este morto numa grande tempestade. A filha custa a saber porque está num acampamento e tem dificuldade a aceitar. Enfim, trata a mãe com condescendência e na primeira chance some de casa deixando a heroína ainda mais desconsolada. Até quando reencontra a amiga da filha que traz novidades. Mas quando vamos ter o desenlace, tudo termina. Parece que o diretor perdeu mesmo a mão frustrando os seus admiradores.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro