Assinatura na Plancie

Caravana de Bravos de John Ford uma aula de cinema, que vale at para quem nem sonha em se aproximar de uma cmera

22/10/2016 21:21 Por Bianca Zasso
Assinatura na Planície

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

É inevitável na vida de um cinéfilo associar sons, ângulos de câmera e até cores a um diretor. Os grandes, em especial, costumam não fazer cerimônia para imprimir suas digitais no celuloide. Um deles é John Ford. Ator no início da vida artística, as lendas em torno de sua figura inconfundível incluíam um humor volúvel e uma certa impaciência com os atores. Em Caravana de Bravos, filme de 1950, a lenda mudou. Ou foi, no mínimo, amenizada.

A dupla Ben Johnson e Harry Carey Jr. protagonizam o longa-metragem no papel de vendedores de cavalos que acabam servindo de guias de um grupo de famílias mórmons durante sua travessia pelo velho oeste em busca de terra fértil para iniciarem uma nova vida. Como líder dos devotos temos Ward Bond, um dos atores que Ford sempre requisitava para interpretar coadjuvantes de impacto (como esquecer o Reverendo Samuel Clayton de Rastros de Ódio?). Para dividir a cena com o trio masculino, a linda Joanne Dru.

Astros à parte, Caravana de Bravos e um filme de belos planos. Não tem a grandiosidade poética do já citado Rastros de Ódio ou a ação frenética de No Tempo das Diligências, mas o longo caminho percorrido pelos personagens é apresentado sem pressa e com atenção aos detalhes. O roteiro simples e inteligente, assinado por Patrick Ford (filho de John) e Frank Nugent, fica em segundo plano. Temos a impressão que Ford preparou cada cena como um convite para o espectador observar a vastidão do Monument Valley, sua locação preferida. A caravana cruzando o rio depois de dias de água racionada, é de encher os olhos. Sem efeitos especiais, sem filtros, apenas a câmera, paciente, mirando seu olhar para cavalos se refrescando e carroças que seguem, desengonçadas, pela estrada molhada. Parece pouco para quem cresceu com fome de explosões e que precisa que muitas coisas aconteçam para considerar uma cena “grande”. Ford não está nem aí para vocês, crianças. Ele é de outro tempo, um tempo onde se reparava nos detalhes, no fluxo das vidas, que corre mesmo na calmaria.

A preferência de Ford por atores que conheciam a vida no interior é muito mais que um charme. Ele sabia que um ator que sabe cavalgar sempre será mais verdadeiro na tela do que um galã que precisa de um bom montador para enganar a plateia. Ben Johnson sobe em seu cavalo com uma destreza que corte nenhum conseguiria reproduzir. Seus gestos de cowboy são genuínos, assim como a simplicidade com ares juvenis de Harry Carey Jr. Acreditamos em seus poucos diálogos. Sim, pois prosa longa não agradava o velho Ford. Com currículo de quem começou no cinema mudo, seu objetivo é sempre contar suas histórias por meio de imagens. O verbo é detalhe.

Caravana de Bravos, lançado dentro do box Cinema Faroeste Vol. 2, da Versátil Home Video, não costuma integrar listas de grandes westerns, apesar de ser exaltado e comentado nos extras do DVD pelo cineasta Peter Bogdanovich. Talvez porque ele seja mais que um simples western. É aula de cinema, que vale até para quem nem sonha em se aproximar de uma câmera. Aprender a contar histórias nunca é demais.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Bianca Zasso

Bianca Zasso

Bianca Zasso jornalista e especialista em cinema formada pelo Centro Universitrio Franciscano (UNIFRA). Durante cinco anos foi figura ativa do projeto Cineclube Unifra. Com diversas publicaes, participou da obra Uma histria a cada filme (UFSM, vol. 4). Ama cinema desde que se entende por gente, mas foi a partir do final de 2008 que transformou essa paixo em tema de suas pesquisas. Na academia, seu foco o cinema oriental, com nfase na obra do cineasta Akira Kurosawa, e o cinema independente americano, analisando as questes flmicas e antropolgicas que envolveram a parceria entre o diretor John Cassavetes e sua esposa, a atriz Gena Rowlands. Como crtica de cinema seu trabalho se expande sobre boa parte da Stima Arte.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro