RESENHA CRTICA: O Amor de Catarina

Uma mancha no passado que vai afetar o presente

16/11/2016 23:58 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: O Amor de Catarina

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Amor de Catarina Cartaz Pôster Kéfera

O Amor de Catarina

Brasil, 2016. 90min. Direção: Gil Baroni. Roteiro: Gil Baroni, Monica Rischbieter, AdrielNizer Silva, Gabriela Vernet, Priscila Dalcanale e Rodrigo Alonso. Elenco: Greice Barros (Rose), Kéfera Buchmann (Catarina), CilianeVendruscolo (Dolores), Maicon Santini (Gonzalez), Tiphany Schepanski (Sofia), Claudete Pereira Jorge (Helena Bandeira), Rodrigo Ferrarini (Júlio), Luiz Bertazzo (Pedro), Rafael Sanchez (Augusto), Hique Veiga (Horácio), Maureen Miranda (Nerli), Bruna Louise (Rita), Inezita De Mary (Judite).

Histórias como a deste filme já ocorreram antes com dezenas de atores que ficaram famosos e depois tiveram a infelicidade de descobrirem seu infeliz passado exposto como se fosse um filme classe A e não apenas um exercício amadorístico de que a pessoa participou e hoje se arrepende! No seu filme de estreia, considerando-se a data de lançamento, o chamado É Fada, supervisionado por Daniel Filho, a estrela do You Tube Kéfera ao menos teve um papel estrelar (esperava-se que filme tivesse renda de 5 milhões de reais e embora tenha encalhado no 1 milhão e meio e pouco mais) não dá para achar que foi um fracasso. Mas tampouco engrandeceu o nome da moça, que na última entrevista que eu li estava se afastando um pouco da profissão para cuidar de parente que estava doente!

Não descobri como ela se envolveu nessa enrascada e acho até corajoso se expor no que é basicamente um filme amador, feito por desconhecidos, com uma história extremamente ingênua e excesso de closes. A montagem até se esforça, mas Kéfera faz pouco mais do que uma participação (por volta de 8 cenas, todas como uma interprete de telenovela dos anos 70). A figura central é uma mulher casada e muito infeliz, porque o marido a trai e a filha a desrespeita. Mas bem que merece porque vive numa espécie de armazém de moveis usados ou coisa que o valha. E vive infeliz até que surge cartomante que lhe conta que terá novo amor. Kéfera é a mulher da novela, maquiada e quase sempre de chapéu que também embarca em uma errada, na verdade em todo os sentidos.

Uma mancha no passado que vai afetar o presente (pensando bem, podia ser pior, já houve atriz que fez filme de strip-tease, Marilyn que pousou nua, Kéfera caiu na cilada mas ao menos não tirou a roupa aqui! Espero que também não na Playboy!). O espectador fã ou criança por favor evite.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro