RESENHA CRÍTICA: Assassin´s Creed (Idem)

Parece mesmo um video game de arte! Delirante mas certamente um pouco repetitivo, ao menos me pareceu um esforço inédito e pretensioso

11/01/2017 21:20 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Assassin´s Creed (Idem)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Assassin’s Creed (Idem)

Espanha, Inglaterra, 16. Direção de Justin Kurzel. Com Marion Cotillard, Michael Fassbender, Jeremy Irons, Brendan Gleeson, Charlotte Rampling, Essie Davis.

Apostava-se nesta superprodução de 125 milhões de dólares como sendo a melhor adaptação para o cinema de um vídeo game famoso. Mas acabou sendo mais um inesperado e profundo desastre de bilheteria (31 milhões de renda ate o fim do ano). Talvez porque seu diretor simplesmente foi o autor daquela pretensiosa e muita escura adaptação de Shakespeare, Macbeth: Ambição e Guerra, 15, um australiano que reuniu novamente seus dois amigos, Fassbender e Marion Cotillard, e com reforço de alguns veteranos famosos (Jeremy Irons, Charlotte Rampling, Brendan Gleeson) e alguns dos melhores e mais ousados stunt men, que fazem coisas raras e perigosas. Porque aí esta o truque, o diretor em vez de usar linguagem de game (Assassin´s naturalmente é um clássico e tinha a missão difícil ou impossível de se tornar o primeiro grande game a estourar no cinema. Coisa que ate agora não aconteceu, sendo que o mais popular continua sendo o apócrifo mas divertido Resident Evil, com Mila Jovovich, agora já na já chamada de Edição Final).

Por outro lado é um espetacular filme de aventura, um pouco pesado para jovens que não tem a menor ideia do que seria a Confraria dos Assassinos, nascida na Espanha na Andalusia por volta de 1492, quando teria sido o auge dos Templários. A história é contada com grande jogo de luzes, câmeras sempre móveis, lutas e mergulhos incríveis em desfiladeiros. Fassbender tem sempre aquela cara convincente de sempre no papel de Callum Lynch que experimenta as sensações de um antepassado, chamado Aguilar, da Espanha. Para escapar ele ainda criança teve que sair correndo enfrentando toda sorte de perigos, para ter seu lugar na confraria agora dirigida por Marion Cotillard e tendo como chefe Jeremy Irons.

Isso é basicamente o filme, que possivelmente desapontou os fãs do game mas que é bem realizado lembrando também ficção cientifica quanto a Renascença (é incrível como as falas em espanhol tem um peso especial). Parece mesmo um video game de arte! Delirante mas certamente um pouco repetitivo, ao menos me pareceu um esforço inédito e pretensioso. Mas com certo charme. E ambição.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho é jornalista formado pela Universidade Católica de Santos (UniSantos), além de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados críticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veículos comunicação do país, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de São Paulo, além de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a década de 1980). Seus guias impressos anuais são tidos como a melhor referência em língua portuguesa sobre a sétima arte. Rubens já assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e é sempre requisitado para falar dos indicados na época da premiação do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fãs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleção particular dos filmes em que ela participou. Fez participações em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minisséries, incluindo as duas adaptações de “Éramos Seis” de Maria José Dupré. Ainda criança, começou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, além do título, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informações. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionário de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o único de seu gênero no Brasil.

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro
30 fotos grátis na 1a compra BF3