RESENHA CRTICA: El Mate
Esta comdia original e inteligente alm de engraada inesperada
El Mate
Brasil, 2016. Direção de Bruno Kott. Com Bruno Kott, Fabio Marcoff, Eduardo Gomes, Eduardo Gomes, Rodrigo Fregman, Michele Boesche, Carlota Joaquina.
Embora tenha ganhado apenas um prêmio no Festival de Gramado, o de melhor coadjuvante Kott (por sinal ótimo ator e diretor criativo) esta comédia original e inteligente além de engraçada é inesperada, barata (evidentemente feita com o menor orçamento possível) e tem que se valer de um roteiro surpreendente ainda que nos faça sentir como uma peça teatral. Não acho isso um problema por causa de sua originalidade, nunca assisti uma comédia brasileira neste tom, e com situações que nunca se esticam: o filme é curto (70 min), o elenco de apoio que pode parecer amadorístico funciona justamente por causa disso. Por sua “latinidade” onde já se brinca com isso no titulo, nos tangos e na presença de Fabio Marcoff,, um humorista fora do comum (ele esteve no Festival também em O Roubo da Taça que deveria ter tido mais repercussão), Eu já o conhecia porque fui dos entrevistados daquele programa de TV que ele tinha chamado No Divã do Dr, Kutzman onde ele fingia ser um psiquiatra que dizia para os convidados as coisas mais berrantes mas com resultado curioso.
Ou seja, ao contrario de uns poucos experimentados que certamente ainda não conseguiram perceber o talento da dupla do filme, El Mate é dos filmes nacionais que mereciam ser descobertos!
Sobre o Colunista:
Rubens Ewald Filho
Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de ramos Seis de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o Dicionrio de Cineastas, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.