RESENHA CRTICA: O Sequestro (Kidnap)
Fitinha B de ao, banal e abaixo da crtica
O Sequestro (Kidnap)
EUA, 17. 95 min. Direção de Luis Pietro. Roteiro de Knate Lee. Com Halle Berry, Sage Correa, Chris McGinn, Jason George, Lew Temple, Christopher Berry, Rodado em New Orleans. Orçamento 21 milhões de dólares. Renda 27 milhões.
Quem anda sem sorte e sem rumo, é a bela vencedora do Oscar Halle Berry, que depois de ter várias confusões românticas mal resolvidas, insistiu em aceitar esta fitinha B de ação, banal e abaixo da crítica. Nascida em 1966, ela ainda é uma bela figura que não tem ideia de arranjar personagens mais interessantes e profundos. Fez mal em sair do X-Men! E tem como projetos agora K’ings’ (história de uma família na região chamada de South Central, que entra em crise quando estoura o julgamento e a decisão do caso de Rodney King em 1992. O papel central é de Daniel Craig). O outro filme se chama Kingsman, o Círculo Dourado e é a continuação do delicioso Kingsman com o mesmo elenco (Colin Firth, Taron Egerton, Chaning Tatum, Julianne Moore, Jeff Bridges, Elton John, previsto para estrear já em setembro, ou seja, muito em breve).
Que bom então que podemos esquecer este equivoco e divulgar qual é a causa. O estúdio rodou o filme em outubro de 14 mas abriu falência e tiveram que mudar a data de estreia (originalmente outubro de 2015, depois adiado mais dois anos!). A divulgação abre afirmando que nos Estados Unidos, a cada 40 segundos uma criança é sequestrada (obrigado, nem ouso em querer saber do que sucede por aqui, chega de tragédia!). Ah, o diretor aqui é espanhol como se pode imaginar por seu nome e carreira (Contra o Tempo/Pusher,12, é o único que passou por aqui).
O filme é basicamente uma longa perseguição de carro, com a mãe desesperada a quando descobre que sua única criança foi sequestrada. Chama-se Karla Dyson e é garçonete de casa de lanche em New Orleans, Louisiana. A criança é um menino de 6 anos, Frankie (Sage). Karle deixa Frankie um momento só para falar no celular com seu advogado de divórcio quando o garoto é sequestrado por uma dupla Margo e Terry que fogem num carro antigo, um Ford Mustang de 1980 enquanto ela tem uma minivan. Nessa situação, a heroína provoca um acidente grave onde derruba um pedestre e um policial de moto, mas por absurdo que pareça ninguém toma qualquer providência. O resto do filme é mais perseguição (e ficamos sabendo que é uma quadrilha que sequestra crianças em três estados para vendê-las no Mercado Negro). E olhe que estamos lhe poupando algumas cenas ridículas e risíveis.
Sobre o Colunista:
Rubens Ewald Filho
Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de ramos Seis de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o Dicionrio de Cineastas, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.