A Sacada
Stone (Nicolas Cage) e Waters (Elijah Wood) são dois policiais especializados no combate às drogas, que doam a alma pelo trabalho. Num dia rotineiro, Stone descobre um cofre escondido no departamento onde atua e bola um plano para roubá-lo com a ajuda de Waters. O que parecia ser fácil desenrolará numa série de mortes e reviravoltas inusitadas.
A Sacada (The trust). EUA, 2016, 91 min. Policial. Colorido. Dirigido por Alex Brewer e Benjamin Brewer. Distribuição: Flashstar
Modesta fita policial com Nicolas Cage e Elijah Wood, que toparam participar de uma produção independente de pouco renome, porém com resultado vigoroso, interessantíssimo do ponto de vista do roteiro, que mistura thriller e drama. A dupla nos brinda com boas performances nesse policial intenso, caprichado nas reviravoltas e um final imprevisível. Daqueles filmes sobre roubo onde tudo parece fácil para os protagonistas, dois personagens fortes que mudam de lado e entram de cabeça num jogo de erros, dotado de surpresas, troca de tiros, assassinatos e desova de cadáveres. Tudo por causa de um cofre guardado em segredo... A máxima “A curiosidade matou o gato” vale a cada minuto para os dois policiais centrais dessa história de ganância levada às últimas consequências. Assista e não desgrude os olhos!
Rodado em Las Vegas, com orçamento baixo (U$ 9 milhões), o filme traz participação da cantora, modelo e atriz filha de brasileiro Sky Ferreira e uma ponta do lendário comediante já falecido Jerry Lewis, como o pai do personagem de Nicolas Cage - Lewis faria mais três filmes depois deste e morreria em 2017, aos 91 anos.
Escrito pelos diretores com apoio do roteirista de curtas-metragens de ação Adam Hirsch, teve no Brasil um título confuso e banal (“Sacada”?), lançado em DVD pela Flashstar. Destaco o nome da distribuidora Flashsatr, que de uns anos para cá se reinventou e traz fitas independentes bacanas para o mercado nacional, como este bom exemplar aqui.
Sobre o Colunista:
Felipe Brida
Jornalista e especialista em Artes Visuais e Intermeios pela Unicamp. Pesquisador na área de cinema desde 1997. Ministra palestras e minicursos de cinema em faculdades e universidades. Professor de Semiótica e História da Arte no Imes Catanduva (Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva) e coordenador do curso técnico de Arte Dramática no Senac Catanduva. Redator especial dos sites de cinema E-pipoca e Cineminha (UOL). Apresenta o programa semanal Mais Cinema, na Nova TV Catanduva, e mantém as colunas Filme & Arte, na rede "Diário da Região", e Middia Cinema, na Middia Magazine. Escreve para o site Observatório da Imprensa e para o informativo eletrônico Colunas & Notas. Consultor do Brafft - Brazilian Film Festival of Toronto 2009 e do Expressions of Brazil (Canadá). Criador e mantenedor do blog Setor Cinema desde 2003. Como jornalista atuou na rádio Jovem Pan FM Catanduva e no jornal Notícia da Manhã. Ex-comentarista de cinema nas rádios Bandeirantes e Globo AM, foi um dos criadores dos sites Go!Cinema (1998-2000), CINEinCAT (2001-2002) e Webcena (2001-2003), e participa como júri em festivais de cinema de todo o país. Contato: felipebb85@hotmail.com