RESENHA CRTICA: Jurassic Park: Reino Ameaado (Jurassic Park: Fallen Kingdom)

O filme com seus exageros e repeties no chega a ser repulsivo. Mas est entre os mais fracos da franquia.

04/07/2018 23:48 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Jurassic Park: Reino Ameaçado (Jurassic Park: Fallen Kingdom)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Jurassic Park: Reino Ameaçado (Jurassic Park: Fallen Kingdom)

EUA, 18. 2h8min. Direção Direção de J.A.Bayona. Roteiro de Derek Connolly, Colin Trevorrow. Baseado em personagens de Michael Crichton. Com Chris Pratt, Bryce Dallas Howard, Geraldine Chaplin, Rafe Spall, Justice Smith, Daniella Pineda, James Cromwell, Ted Levine, B.D. Wong, Jeff Goldblum, Isabella Sermon (a menina).

Este é o quinto da série, como sempre assinada por Spielberg e Frank Marshall (houve antes Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros, 93, O Mundo Perdido: Jurassic Park, 97, Jurassic Park III, 01, Jurassic World O Mundo dos Dinossauros, 15). Como sempre avalizada pelo livro original do notável escritor e diretor de cinema Michael Crichton falecido precocemente (1942-1008). Curiosamente é o primeiro dirigido por um realizador espanhol, no caso J.A, Bayona (Barcelona, 75), que fez terror (O Orfanato, 07, Sete Minutos Depois da Meia Noite, 016), mas também o brilhante O Impossível (12). Não é porém o melhor da série, nem chega a ser o pior. Podia ser reduzido, ser menos redundante e ter menos dinossauros (no final das contas todos se misturam e o pobre espectador tem dificuldade em identificá-los). Acabam exagerando na ação e violência e a gente tem vontade resmungar: calma, menos, menos...

Acho bem interessante a abertura e conclusão do filme que é uma participação relativamente pequena do sempre interessante Jeff Goldblum, que depõe sobre o passado e presente da humanidade e dos bichos, abordando o assunto com eficiência e lógica (ele tão bom porque sempre mantém um tom meio leviano)! Também os primeiros minutos são interessantes e promissores (até porque o astro do filme e de muitas coisas mais, o simpático Chris Pratt, vai custar em entrar em cena, aliás como esperado). Por outro lado, a filha do malfadado Ron Howard (que afundou Han Solo), Bryce Dallas, está bonita e mais solta e com humor a câmera revela os sapatos de salto alto que havia causado polêmica no filme anterior (ela virou realmente estrela depois de muito tempo no fundo por causa do notável episódio do Netflix, em Nose Dive do Black Mirror). O resto do elenco já é mais duvidoso, porque os vilões são ultra raivosos, com o britânico Spall, a filha de Charles Chaplin Geraldine (certamente por viver há muitos anos na Espanha!), mas também uma trama paralela com uma encantadora menina (uma revelação que podíamos passar sem), atormentada pelo avô (o veterano James Cromwell, que por sua vez é filho de um diretor clássico James Cromwell, que fez filmes como Argélia, A Margem da Vida, O Prisioneiro de Zenda). O alivio cômico porém com um casal de jovens é quase nada eficiente e repetitivo. Desgosto especialmente do prolongado desfile (de monstros, não de modas) com as diferentes variantes de dinossauros a venda num leilão! Ou seja, o filme tem excesso de corridas, rugidos, uma ilha inteira que explode com um vulcão, cenas submarinas (pouco aproveitadas, embora o momento preferido para mim foi quando tentam escapar de helicóptero logo no começo).

Porém o que mais me espanta é justamente a infeliz divulgação por parte do estúdio (se houve sessão de imprensa não me convidaram) que foi insistindo em poucas sessões diárias, até batendo de frente com a Copa do Mundo e o frio (paguei para ver o filme, numa sala de Imax, que não tinha nem um terço da platéia ocupada). Não é assim que se cria o boca a boca, como demonstram melhor Disney e Warner. De qualquer forma, o filme com seus exageros e repetições não chega a ser repulsivo. Mas está entre os mais fracos da franquia.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro