RESENHA CRTICA: Uma Noite de 12 Anos (La Noche de 12 aos)

Muito elogiado pela crtica estrangeira, tenham em conta que um filme difcil e dramtico, no mera diverso

03/10/2018 23:47 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Uma Noite de 12 Anos (La Noche de 12 años)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Uma Noite de 12 Anos (La Noche de 12 años)

Uruguai, 2018.

 Em 1973, o Uruguai foi governado por uma ditadura militar. Numa Noite de outono, 3 tupamaros são aprisionados e levados para a cadeia numa operação militar secreta. Nada será possível de se registrar ou falar com ou sobre eles. A ordem é precisa e exigente: como não podemos matá-los, vamos então levá-los à loucura. Os três homens serão obrigados a ficarem por 12 anos inteiramente solitárias. Esta é a história desde filme triste e difícil do diretor Álvaro Brechner. Uma história séria e bem produzida, o Uruguai é um país muito pequeno com poucos recursos e menos ainda dinheiro para financiar produções caras, ainda por cima revelando tramas perigosas contra o governo ditatorial.

No elenco, Antonio de La Torre, Chino Darin (filho do ator mais famoso no momento na Argentina, Ricardo Darin), Alfonso Tort, Cesar Troncoso (apesar de suai latinidade ele é hoje o mais famoso ator latino, tendo participado de novelas e filmes brasileiros, muitas vezes premiado), Soledado Villamil (também cantora e celebre atriz dramática), Silvia Cruz, Mirella Pascal, Nidia Telles. O diretor e roteirista Alvaro Brechner uruguaio mas que vive em Madrid, fez antes em 2009 “Bad Day to Go Fishing” e em 2014’s “Mr. Kaplan,” ambos uruguaios e indicados para o Oscar. Um fato curioso, Jose Pepe Mujica, um dos prisioneiros, ficou confinado por 12 anos, mas ainda assim chegou a ser presidente do Uruguai. Por isso o diretor classifica o filme como a história de sobrevivência e um thriller existencial. Um elogio ao espírito humano num filme que levou quatro anos em produção. Muito elogiado pela crítica estrangeira, tenham em conta que é um filme difícil e dramático, não mera diversão.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro