Quem Matou Rosemary?

Noite de formatura na escola feminina de Avalon Bay. A festa retorna com tudo depois de ter sido suspensa por 35 anos, quando uma garota e seu namorado foram brutalmente assassinados. So que o sadico psicopata nunca foi preso e voltara a atacar os jovens em uma noite de medo e terror

24/02/2020 13:54 Por Felipe Brida
Quem Matou Rosemary?

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

 

Quem matou Rosemary? (The prowler/ Rosemary’s killer). EUA, 1981, 89 min. Terror. Colorido/Preto-e-branco. Dirigido por Joseph Zito. Distribuição: Versátil Home Video/ Universal Pictures 

Slasher notório do início dos anos 80 e um dos mais violentos já produzidos, do diretor de “Sexta-feira 13 – Parte 4: O capítulo final” (1984), Joseph Zito. Abre em preto-e-branco com o noticiário do final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, e pula para um baile de formatura em Avalon Bay, no mesmo ano. A personagem-título da história, Rosemary, é morta ao lado do namorado, por alguém vestindo trajes do Exército. Por causa do fato o baile ficou proibido na cidade, até que resolvem reativá-lo, 35 anos depois. O assassino nunca foi preso, e ele volta a atacar com mais fúria.

Preparem-se para mortes horrorosas e cenas violentas, no melhor estilo gore que o cinema americano produziu – a maquiagem é de Tom Savini, mestre no assunto.

O filme saiu exatamente no ano de maior (e melhor) produção de slasher movies, 1981, junto de “Sexta-feira parte 2”, “Chamas da morte”, “Feliz aniversário para mim”, “Noite infernal” e o the best one, “Dia dos Namorados macabro”. E como todo exemplar que se preze, as revelações surgem apenas no finalzinho, incluindo a identidade do assassino. Até lá pistas dão indícios de possíveis pessoas ligadas às mortes...

Traz participação dos veteranos Farley Granger e Lawrence Tierney, enquanto os outros atores, bem jovenzinhos, iniciavam a carreira. Uns engrenaram, outros não.

Até meses atrás a única cópia disponível de “Quem matou Rosemary?” no Brasil era da própria Universal Pictures, com metragem menor que a exibida nos cinemas da época (em DVD são 84 minutos, editada devido à violência). Agora a Versátil acaba de distribuir o filme na versão original de cinema, sem cortes e restaurada, igual a lançada nos Estados Unidos (de 89 minutos), mas no box “Slashers vol. VI”; é uma caixa em edição limitada com cards e extras, onde acompanham também os filmes “Sombra no escuro” (1979), “Prefácio da morte” (1989) e “Popcorn – O pesadelo está de volta” (1991).

Sou fã do cinema slasher desde pequeno, então recomendo este bom terror que faz sangue escorrer pela tela da TV!

 

 

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Felipe Brida

Felipe Brida

Jornalista e especialista em Artes Visuais e Intermeios pela Unicamp. Pesquisador na área de cinema desde 1997. Ministra palestras e minicursos de cinema em faculdades e universidades. Professor de Semiótica e História da Arte no Imes Catanduva (Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva) e coordenador do curso técnico de Arte Dramática no Senac Catanduva. Redator especial dos sites de cinema E-pipoca e Cineminha (UOL). Apresenta o programa semanal Mais Cinema, na Nova TV Catanduva, e mantém as colunas Filme & Arte, na rede "Diário da Região", e Middia Cinema, na Middia Magazine. Escreve para o site Observatório da Imprensa e para o informativo eletrônico Colunas & Notas. Consultor do Brafft - Brazilian Film Festival of Toronto 2009 e do Expressions of Brazil (Canadá). Criador e mantenedor do blog Setor Cinema desde 2003. Como jornalista atuou na rádio Jovem Pan FM Catanduva e no jornal Notícia da Manhã. Ex-comentarista de cinema nas rádios Bandeirantes e Globo AM, foi um dos criadores dos sites Go!Cinema (1998-2000), CINEinCAT (2001-2002) e Webcena (2001-2003), e participa como júri em festivais de cinema de todo o país. Contato: felipebb85@hotmail.com

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro