RESENHA CRTICA: Vidro (Glass)

Tomara que Shyamalan no se perca novamente e continua a fazer thriller espantosos como este. Experimente.

16/01/2019 22:24 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Vidro (Glass)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Vidro (Glass)

EUA, 2019. 2h9min. Roteiro e direção de M.Night Shyamalan. Com James MacAvoy, Sarah Paulson, AnyaTaylor Joy, Bruce Willis, Samuel L. Jackson, Luke Kirby, Spencer Treat Clark.

Se você é daqueles que desistiu do célebre diretor Shyamalan, porque depois dele ter feito alguns filmes brilhantes de terror (Corpo Fechado, A Vila, O Sexto Sentido) achou que tinha se perdido e nunca mais faria grande coisa no cinema, esta é sua oportunidade de se arrepender e se redimir. De joelhos, sem desculpas. Na verdade, são dois filmes quase num só, ao menos unidos para fazerem mais sentido e dar brilho a um de seus mais empolgantes, fortes, assustadores trabalhos de sua carreira. A primeira coisa que vai ser surpreendente é perceber que na verdade este Vidro é uma espécie de continuação, melhor dizendo, é o reencontro de dois personagens que haviam brilhado (ainda que de forma estranha no Corpo Fechado), ou seja, os famosos atores, Samuel L.Jackson, como Elijah M. Price ou Mr.Glass, agora de volta com outra figura esquisita do mesmo filme e que atende como David Dunn, interpretado agora por Bruce Willis, ambos estavam no mesmo filme anterior só que tinha um resultado confuso e não muito bem claro para o espectador. Ambos estiveram de volta para participarem dos dois filmes mais recentes, este e Fragmentado (Split), 2016.

Antes de qualquer coisa tenho que confessar que vou ficando cada vez mais fã e admirador do ator inglês James MacAvoy (atualmente anuncia-se seu filme seguinte, como Professor Charles Xavier), enquanto aqui tem uma sucessão de performances, a saber: Kevin Wendell Crumb, The Beast, Patricia, Dennis, Heinrich, Hedwig, Jade, Orwell e Norma. Um show de tipos todos eles brilhantemente interpretados James e Casey Cook, feita pela única jovem que conseguiu entender e ajudar a múltipla figura monstruosa. O célebre Bruce Willis (com a cara de sempre) faz o guarda David Dunn que usa seus poderes supernaturais, que ajudar e talvez salvar MacAvoy numa de suas 24 personagens múltiplas. Gosto também muito da consagrada estrela de séries de TV Sarah Caulson (Carol, 12 Anos de Escravidão).

Acostume-se, o filme é complicado, mas uma insinuante bola de cristal, altos e baixos, vitórias e surpresas, ou outras vezes nem isso. Curiosamente o filme foi produzido pela Disney que se deu ao luxo de passar o projeto para Shyamalan porque assim usou material de Corpo Fechado e Fragmentado. Tomara que Shyamalan não se perca novamente e continua a fazer thriller espantosos como este. Experimente.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro