Johnny Guitar

Prestes a ser expulsa da cidade onde vive, Vienna, proprietaria de um saloon no Oeste americano, recorre a um antigo namorado para enfrentar o xerife local

26/07/2021 20:26 Por Felipe Brida
Johnny Guitar

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Johnny Guitar (Idem). EUA, 1954, 110 minutos. Faroeste. Colorido. Dirigido por Nicholas Ray. Distribuição: Classicline (DVD de 2021, com a versão integral de 110 min) e Cult Classic (DVD de 2009, com a versão de 104 min)

 

 

 

Notório pelas cores agressivamente fortes e por uma fotografia escura, esse faroeste barroco é um dos mais diferentes do gênero. Com alta tensão psicológica, traz em destaque duas mulheres que se odeiam de corpo e alma. E que se movem pelo prazer da vingança. Como resultado, bons diálogos e embates nervosos entre duas grandes atrizes da época (as ótimas Joan Crawford e Mercedes McCambridge, ambas vencedoras de Oscar). Quando lançado em 1954, diziam que era um “western homossexual”, devido à frieza com que as personagens centrais femininas se tratam e do clima que paira no ar quando se encontram. Teriam tido Vienna e Emma Small, no passado, um relacionamento amoroso e hoje seriam arqui-inimigas? 

No elenco, Sterling Hayden, Scott Brady, Ernest Borgnine e John Carradine. 

PS: Em 2009 escrevi essa resenha sobre o filme, que havia sido lançado em DVD no Brasil pela extinta Cult Classic, na versão de 104 minutos, que era aquela reduzida que foi exibida na Alemanha Oriental. Esse mês a Classicline acaba de lançar o filme também em DVD, só que na versão de cinema, a integral, com seis minutos a mais (110 minutos), o que vale muito a pena rever. Poucos anos atrás a Versátil tinha lançado o filme nessa versão de 110 min no box “Cinema Faroeste – volume 7”, junto com outros bons filmes do gênero. 

 

 

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Felipe Brida

Felipe Brida

Jornalista e especialista em Artes Visuais e Intermeios pela Unicamp. Pesquisador na área de cinema desde 1997. Ministra palestras e minicursos de cinema em faculdades e universidades. Professor de Semiótica e História da Arte no Imes Catanduva (Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva) e coordenador do curso técnico de Arte Dramática no Senac Catanduva. Redator especial dos sites de cinema E-pipoca e Cineminha (UOL). Apresenta o programa semanal Mais Cinema, na Nova TV Catanduva, e mantém as colunas Filme & Arte, na rede "Diário da Região", e Middia Cinema, na Middia Magazine. Escreve para o site Observatório da Imprensa e para o informativo eletrônico Colunas & Notas. Consultor do Brafft - Brazilian Film Festival of Toronto 2009 e do Expressions of Brazil (Canadá). Criador e mantenedor do blog Setor Cinema desde 2003. Como jornalista atuou na rádio Jovem Pan FM Catanduva e no jornal Notícia da Manhã. Ex-comentarista de cinema nas rádios Bandeirantes e Globo AM, foi um dos criadores dos sites Go!Cinema (1998-2000), CINEinCAT (2001-2002) e Webcena (2001-2003), e participa como júri em festivais de cinema de todo o país. Contato: felipebb85@hotmail.com

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro