RESENHA CRTICA: Chocolate (Chocolat) - FESTIVAL VARILUX 2016

No confundir com o outro Chocolate de Johnny Depp, este aqui um filme bonito e comovente, um filme que tem tudo para fazer sucesso com os fs de Intocveis

09/06/2016 00:16 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Chocolate (Chocolat) - FESTIVAL VARILUX 2016

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Chocolate (Chocolat) - FESTIVAL VARILUX 2016

França, 16. 110 min. Direção de Roschdy Zen. Com Omar Sy, James Thierrée, Clotilde Hesme, Olivier Gourmet, Fréderic Pierrot, Noémie Lovvosky, Xavier Beauvois,

Não confundir com o outro Chocolate de Johnny Depp, este aqui é um filme bonito e comovente, caro (custou quase 19 milhões de dólares) e de sucesso, inspirado em fatos reais e estrelado pelo excepcional ator negro Omar Sy (que revelado por Intocáveis (11) iniciou uma carreira internacional que inclui Samba (14), Jurassic World (15), X-Men Dias de um Futuro Esquecido (14), Pegando Fogo (15)). Omar é um ator excelente, carismático, que brilha apesar dos clichês da história, muito fáceis de adivinhar e nem sempre perdoar. Afinal a desculpa é que seriam fatos reais e o ser humano conseguia ser ainda mais racista durante a Belle Èpoque, do que mesmo hoje em dia! Mas há outra grande atração para se assistir o filme, não apenas a direção profissional do ator Roschdy (francês de nascimento, mas árabe de origem, já dirigiu 3 filmes antes e estrelou muitos filmes inclusive o recente O Preço da Fama sobre os ladrões do corpo de Chaplin, O Pequeno Tenente, o premiado em Cannes Dias de Glória).

O que achei mais interessante e curioso é a presença de um ator chamado James Thierrée, que é filho de Victoria Chaplin, ou seja neto direto de Charles Chaplin. Embora já seja veterano (nascido em 74, em Lausanne, Suiça) e tenha 29 créditos, (Vatel, Três Solteirões e um Bebê, 18 Anos Depois) é praticamente desconhecido. Aqui faz o papel central de George Footit, o palhaço de circo que descobre chocolate e se torna seu amigo e confidente, ainda que com conflitos. O domínio corporal deste Chaplin é excepcional apesar de seu olhar triste e amargo Ou talvez por causa justamente disso.

Esta é a história de certo negro chamado Rafael Padilla, que foi escravo em Cuba e ganha a vida como palhaço em Paris. Descoberto num circo interior no Norte da França, por George Footit, um artista de origem inglês o convence a formar uma dupla, que vai se tornando um grande sucesso e faz com que Chocolate vire uma celebridade e por isso é perseguido pela policia, abusado pelos racistas e humilhado quando ousa fazer num palco clássico uma versão de Otelo, A Glória de Chocolat, termina prematuramente com sua morte em 1917.

Ou seja, um filme que tem tudo para fazer sucesso com os fãs de Intocáveis.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro