RESENHA CRTICA: Meninos de Kichute

Em poca de Copa do Mundo de Futebol, Rubens Ewald Filho encontrou este simptico filme

06/06/2014 15:28 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Meninos de Kichute

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Meninos de Kichute

Brasil, 09-14. Direção de Luca Amberg. Com Arlette Salles, Viviene Pasmanter, Werner Schunemann, Lucas Alexandre, Paulo Cesar Pereio, Mario Bortolotto.

Na semana da Copa, tem tudo para ser ignorado e esquecido este encantador e divertido filme que de certa maneira é sobre futebol.  E que segundo o IMDB foi feito em 2009 e deve ter passado esse tempo todo esperando oportunidade. Uma tristeza que mais gente não possa ter acesso, até pelas circunstancias peculiares da distribuição nacional.

Conhecia o diretor Luca de seu filme anterior, de 1998, Caminho dos Sonhos, que era baseado em livro do grande Moacyr Scliar, tinha os americanos Elliot Gould e Talia Shire e os jovens brasileiros Tais Araujo e Caio Blat. Era interessante, anti racista mas irregular. De lá para cá deu um enorme passo ao realizar esta historia passada nos anos 70 no interior do Brasil, numa dessas cidadezinhas muito parecidas. É a historia de uma família pobre, em que o pai crente é um pintor de paredes que tem três filhos e uma mulher paciente. O mais velho deles, ganha um par do tênis kichute que estava na moda na época e era perfeito para se jogar futebol. Apesar da oposição do pai, ele vai jogar com os amigos e aos poucos vai revelando talento. Mas esse não é bem o tema do filme como pode parecer. É mais um rito de passagem do garoto que vai ficando adolescente e contempla os absurdos do pai (Werner esta num de seus melhores momentos). Na verdade, o elenco esta ótimo. Arlete toca sanfona de peruca escura quase irreconhecível mas muito amável. Os garotos estão todos espontâneos e humanos.  E achei o filme dos mais simpáticos e bons de ver dos últimos tempos. Lamento só que poucos terão tempo de descobri-lo.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro