RESENHA CRTICA: O Fsico (The Physician)

O filme apesar de tecnicamente bonito, bem fotografado, como histria um desastre. A comear pelo ttulo.

06/10/2014 13:06 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: O Físico (The Physician)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

O Físico (The Physician)

Alemanha, 13. 150 min. Direção de Philipp Stölzl. Com Ben Kingsley, Tom Payne, Stellan Skarsgaard. Olivier Martinez, Emma Rigby, Elias M. Barek.

 

É vergonhoso se lançar nos nossos cinemas um filme com o titulo errado.  The Physician quer dizer O Médico e não O Físico, que é outra coisa completamente e nada tem a ver nem com o personagem, a história e menos ainda com o livro de Noah Gordon (que foi Best-seller) que o inspirou. Esta é uma produção alemã, que ainda não lançada nos EUA, das produtoras Beta e UFA, rodada basicamente no Marrocos e Alemanha.

O livro e o filme por extensão contam uma história muito interessante raramente abordada contando uma fatos reais: durante a Idade Média dominada pela Igreja, não havia médicos na Europa e os poucos luminares no assunto eram os árabes. Avicenna é o nome latinizado do mestre Ibna Sina (Ben Kingsley, raridade em sua carreira parece frágil e adoentado sem convicção) que escreveu 450 trabalhos (240 sobreviveram), 150 deles focados em filosofia e 40 em Medicina. O livro da Cura e o Cânone da Medicina, que foi usado até o século 17 no Ocidente. Morreu em 1037, com 58 anos. Mas a figura central da narrativa aqui é um jovem inglês chamado Tom Payne (não confundir com homônimos inclusive diretor argentino que trabalhou na Vera Cruz, o papel dele, ou seja, o de Rob Cole, é feito por esse  magro de olhos brilhantes que ainda não deixou sua marca apesar de ter feitos vários outros filmes. No resto do elenco há apenas dois outros atores conhecidos internacionalmente o sueco Stellan Skasgaard (que faz um Barbeiro que viaja pelo interior fazendo o que pode para salvar os doentes) e o francês Olivier Martinez muito apagado como o chefe árabe Shah Ala ad Daula.

Na verdade, o filme apesar de tecnicamente bonito, bem fotografado, como história é um desastre. Tudo o que poderia interessar a gente (eu que não sou do ramo, fiquei muito curioso com esses primórdios da Medicina e a burrice das regras religiosas onde elas não são chamadas!). Tanta coisa legal e polêmica que infelizmente não esta na tela. Inventaram mesmo uma história romântica do tal Payne com uma moça árabe (a mesma de Amor sem Fim, Emma Rigby). Também é fraco como ação ou aventura. Melhor seria então consultar algum livro sobre o tema e ver se o livro ainda consegue ser encontrado. E não se confunda, não vá consultar um físico por engano.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro