RESENHA CRTICA: As Maravilhas (Le Meraviglie)

O filme no passa de um, ambicioso e falho, exerccio amadorstico

16/04/2015 15:32 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: As Maravilhas (Le Meraviglie)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

As Maravilhas (Le Meraviglie)

Itália,  2014. 110 min. Direção de Alice Rohrwacher. Com Monica Bellucci, Alba Rohrwacher, Maria Alexandra Lungu, Sam Loucwyck, Sabine Timoteo, Agnese Graziani.

Ainda acho que as pessoas tem tanta saudade do antigo cinema italiano, do neo realismo que ficam inventando qualidades quando não encontram coisa melhor. É o caso deste filme que ganhou muitos prêmios em 2014, começando com o O Grande Premio do Júri, em Cannes, seguido por Sindicato dos Críticos italianos (para a principal atriz), um outro curioso por não ter sido distribuído no ano de 14, um de filme de diretor emergente (??), atriz e especial do júri em Sevilha e outro de emergente em Munich.

A diretora Alice seria mais conhecida por ser irmã de Alba Rohrwacher, que tem sido estrela de muitos filmes (A Bela que Dorme, Um Sonho de Amor, Irmãs Jamais, Que Mais Posso Querer) mas que tem pouco o que fazer aqui. O filme na verdade é muito mal costurado, difícil de seguir, com personagens mal definidos, situações vagas, planos longos, e impossível de se envolver. Não pode ser sem querer que escolheram como protagonista alguém chamado Gesolmina (o nome da heroína ingênua feita por Giulietta Massina por Fellini em La Strada). Mas é triste comparar como clássico.

Trata-se de uma família que vive numa velha e maltratada fazendinha na fronteira entre países criando abelhas da forma mais simplória possível. O pai da família reclama de caçadores que cercam sua terra (o ator é o belga Sam Louwyck) enquanto se reúnem em volta dele, a esposa, quatro filhas e ainda outra mulher (a suíça Sabina). Tudo vai normal, até quando as meninas encontram uma espécie de musa apresentadora de televisão - a sempre bela Monicca Belucci - que vestida de deusa, viaja pelo interior num programa de TV que promove produtos regionais de cada região. E que resolvem também divulgar o mel orgânico (?), tudo naturalmente fadado ao fracasso. Se os personagens fossem mais humanos, menos largados, sem passado apenas com presente, o filme seria menos superestimado. Francamente não passa de um, ambicioso e falho, exercício amadorístico.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro