Demnio com Cara de Anjo

Mia Farrow tem uma grande performance nesse filme que tem muito a cara dos anos 70 e de muitas maravilhas que o Cinema nos deu nessa dcada

06/03/2017 14:55 Por Marcelo Carrard
Demônio com Cara de Anjo

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Demônio com Cara de Anjo (Full Circle, The Haunting of Julia)
Direção: Richard Loncraine. Reino Unido, 1977

Como todos sabem a proposta dessa coluna é resgatar filmes raros, esquecidos, obscuros. Filmes que ficaram à margem da crítica, que nunca tiveram o merecido reconhecimento do público e que precisam ser trazidos de volta, para ter mais uma chance de surpreender e encantar cinéfilos do mundo inteiro. No caso do filme destacado nessa coluna: Demônio com Cara de Anjo, recordo de sua estreia no Brasil, onde foi exibido com uma cópia muito ruim nos cinema de Porto Alegre, inclusive com aviso nos jornais locais advertindo o público sobre as condições da cópia. Depois dessa passagem pelo Brasil, muito pouco se falou dessa intrigante produção britânica inspirada no livro: Julia, de Peter Straub, o notório autor de livros de horror que nos deu História de Fantasmas aka Ghost Story, adaptado para o cinema em 1981 e é co-autor de O Talismã, um épico de Fantasia e Horror escrito ao lado do Mestre: Stephen King.

Demônio com Cara de Anjo é estrelado pela icônica atriz: Mia Farrow, que interpreta Julia Lofting, uma mãe e esposa dedicada que na abertura do filme perde a filha em um inesperado e perturbador acidente doméstico. Após esse incidente trágico, ela e o marido se afastam. Julia se muda para um novo apartamento e começa a sentir coisas estranhas, visões de uma menina parecida com a filha morta e uma atmosfera muito particular de suspense e mistério começa a ser erguida ao redor dessa mulher fragilizada e traumatizada, com trágicos desdobramentos. A sequência da sessão espírita no apartamento é muito bem construída, assim como outras sequências chave de suspense e horror, como a misteriosa morte no porão. A sequência final é soberba e antológica, uma construção de um tableau de rara composição gótica e de uma estranha beleza porque não dizer.

Mia Farrow tem uma grande performance nesse filme que tem muito a cara dos anos 70 e de muitas maravilhas que o Cinema nos deu nessa década de tantos clássicos, de tantos extremos estéticos e narrativos. Demônio com Cara de Anjo é uma história de fantasmas muito bem escrita, assustadora e que prende o espectador com muita habilidade. Peter Straub é um ótimo contador de histórias e o Diretor: Richard Loncraine soube respeitar muito essa fluidez do texto literário em sua adaptação para o Cinema. A versão: Rated R do filme tem 1h e 37min e pode ser achada SEM LEGENDAS no YouTube. Seria um título muito especial para um possível Volume 6 do Obras Primas do Terror!!! Fica a dica... Em tempo, o filme em questão foi o vencedor do antológico Festival de Avoriaz, na França, em 1978.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Marcelo Carrard

Marcelo Carrard

Jornalista graduado pela PUC RS com Mestrado em Comunicao e Semitica pela PUC SP. Pesquisador e Crtico de Cinema atualmente Apresentador e Redator do Canal: Cinema Ferox do YouTube onde analisa Cinema de Gnero e Independente, Cultura Geek com espao para abordagens da Diversidade e do Queer Cinema. Pesquisou o Gnero Feminino nos filmes de Dario Argento e Mario Bava no Inst de Artes da Unicamp e especialista em Cinema Italiano de Gnero, alm de colecionador e palestrante.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro