RESENHA CRTICA: Um Belo Vero (La Belle Saison) - Festival Varilux do Cinema Frances 2016

No nenhuma grande obra, mas digno e sem floreios

17/06/2016 22:11 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Um Belo Verão (La Belle Saison) - Festival Varilux do Cinema Frances 2016

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Um Belo Verão (La Belle Saison)

França, 15. 105 min. Direção de Catherine Corsini. Com Cécile de France, Izia Higelin, Noémie Lvovsky, Hean-Henri Compère, Loulou Hanssen, Kevin Azais,Bruno Podalydés.

Com uma sala desapontadoramente vazia, merecia melhor atenção este filme que chegou a ser indicado ao César de atriz (a belga e envelhecida Cécile, que tem um belo trabalho) e coadjuvante (Noémie, que faz mãe, e que é uma coadjuvante notável de filmes como Adeus, Minha Rainha, Atrizes, Camille Outra Vez, Os Amores da Casa de Tolerância). Pode ser culpa da atual recessão e da onda de frio, porque há um interesse LBGT muito forte no filme. A diretora Catherine Corsini (que ganhou pelo filme melhor realizadora no importante Festival de Locarno) já é uma veterana com 19 créditos (entre curtas e longas) dentre eles, Partir com Katherine Scott Thomas e Três Mundos, foram os únicos com carreira comercial.

Desta vez ela está envolvida numa trama assumidamente feminista e lésbica, narrando com empenho o romance entre uma jovem do interior Delphine (a também cantora Izia), que em 1971 vive numa pequena fazenda de Limousin, perto de Limoges, com os pais. Ela tem atração por mulheres e tenta fugir da vida tradicional a que parece condenada indo para Paris e sem querer se envolvendo com um movimento universitário de liberação, lutando pelos direitos da mulher. Assim conhece uma líder, chamada Carole, professora de Espanhol (Cécile) por quem se sente atraída e com quem eventualmente viverá uma grande paixão. Inclusive quando o pai fica doente, ela tem que retornar. Mas Carole vai atrás provocando escândalo mais na mãe do que nos outros da cidade.

Foi quando fiquei preocupado do filme resvalar para um melodrama de final infeliz, coisa muito comum no gênero. Felizmente há uma passagem de tempo e uma conclusão se não cor de rosa pelo menos mais positiva. Enfim, não é nenhuma grande obra, mas é digno e sem floreios. Uma trilha musical também premiada e a paisagem da “campagne” francesa também ajuda.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro