RESENHA CRTICA: As Montanhas Se Separam (Shan He Gu Ren)

Um filme que altera altos e baixos, de um cineasta chins homenageado por Walter Salles Jr em um documentrio

07/07/2016 00:29 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: As Montanhas Se Separam (Shan He Gu Ren)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

As Montanhas Se Separam (Shan He Gu Ren)

China/França, 2015. 131 minutos. Direção de Zhang-ke Jia. Com Zhao Tao, Sylvia Chang, Zhang Yi, Jing Dong Liang e Han Sanming,

Não cheguei a assistir o documentário que Walter Salles (Central do Brasil) fez em homenagem ao diretor chinês, Zhang-Ke Jia com Jia, Zhangke, Um Homem de Fenyang (2015), um “retrato afetivo” sobre a vida do diretor. Ele realizou junto com sua esposa Zhao Tao, por sinal encantadora e eficiente (não sei porque a achei parecida com Meryl Streep). E não me entusiasmei com os outros filmes dele: Plataforma (2000), Em Busca da Vida (2006), 24 City (2008), Memórias de Xangai (2010), Um Toque de Pecado (2013).

Rodado nas proporções antigas (ou seja, o plano é quadrado no começo e visivelmente gravado com digital de pouca qualidade), o fato é que a primeira parte, com cerca de 45 minutos (só então é que entram os letreiros de apresentação) é extremamente lenta e difícil de seguir. Quando se muda a ação, a tela passa a ser em widescreen. Passa-se no final de 1999, quando Tao, uma jovem de Fenyang é disputada por dois amigos de infância, Zang e Lianzi. Zang, dono de um posto de gasolina, é ambicioso, sem escrúpulos e parece certo que ficará rico. Enquanto Liang que trabalha numa mina de carvão é tímido e logo será rejeitado. Parece lógico que Tao ficará com o mais agressivo e com quem terá o filho chamado veja só, Dollar. Liang sai da região e vai para outra mina onde se casa com outra e ficará gravemente doente. Desaparece então do filme sem muitas explicações e sem fazer falta (mas o fim do triângulo deixa o filme vazio em termos de melodrama romântico que se anunciava).

O fato que não é culpa do moço, mas o filme vai melhorando muito nessa segunda parte mais solar e romântica. Dollar virou adolescente e se rebelou contra o pai (eles agora moram na Austrália) e curiosamente ele começa um romance com sua professora de línguas, uma mulher divorciada e já madura (e por isso mais interessante). Dollar quer então reencontrar a mãe (o pai é outro que quase some do filme e a mãe também fica longo período fora de cena). De qualquer forma faz com charme a dancinha da música do Pet Shop Boys Go West!

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro