Joe

Em uma pequena cidade do Texas, Joe retorna à sociedade após sair da prisão na tentativa de deixar o passado sombrio para um recomeço. Mas...

02/09/2016 22:20 Por Felipe Brida
Joe

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Joe (Idem). EUA, 2013, 117 min. Drama. Dirigido por David Gordon Green. Distribuição: Flashstar

Em uma pequena cidade do Texas, Joe (Nicolas Cage) retorna à sociedade após sair da prisão na tentativa de deixar o passado sombrio para um recomeço. De dia trabalha em uma madeireira, e à noite tem o escape na bebida. Certo dia, conhece um jovem de 15 anos chamado Gary (Tye Sheridan), abusado pelo pai, que está desesperadamente à procura de emprego para sustentar a família. Solitário no mundo, Joe resgata o garoto, enquanto Gary o ajudará no trabalho.

De 2005 para cá, Nicolas Cage coleciona papéis horrorosos em fitas ruins de doer a alma, destacado pela crítica como um perfeito canastrão. Já ganhou Oscar e Globo de Ouro, produz dezenas de filmes, é de família importante no cinema (sobrinho de Francis Ford Coppola), mas ano a ano cai no erro de aceitar trabalhos duvidosos. Acompanho a carreira do ator, e falo com garantia: nos últimos 10 anos o vemos no elenco de 20 filmes como protagonista, destes, 17 desprezíveis, até indicados ao Framboesa de Ouro. Diante desse colapso artístico, a boa notícia é que “Joe” super foge à regra. Cage brinda o público com sua melhor atuação, compacto, sério, de um sujeito em degradação psicológica e social. Tiro certo, mas momentâneo, pois em seguida entrou na enrascada de novos trabalhos sem dignidade (vide a filmografia dele de 2013 a 2016).

Neste drama sólido, visivelmente autoral, personagens difíceis, áridos, com temperamento violento, vivem histórias amargas em um mundo de desilusão, sondados pela inércia do abandono. Joe sai da prisão, mora sozinho, trabalha duro na madeireira, enche a cara à noite, até que encontra uma luz no fim do túnel na figura de Gary, um jovem perdido em conflitos familiares, abusado pelo pai beberrão. De gerações diferentes, os dois encontram, um no outro, esperança e apoio para a desalentada vida que segue.

Indicado ao Leão de Ouro em Veneza em 2013, o bom filme, baseado no livro de Larry Brown, não tem tema fácil para digerir e serve para uma reflexão atual: o fim do sonho americano.

Destaque especial para a direção firme de David Gordon Green (cada vez melhor), a atuação de Nicolas Cage e Tye Sheridan, e a fotografia de Tim Orr. Lançado nas salas dos Estados Unidos em 2013, demorou à beça para chegar no Brasil - veio em DVD há um mês pela Flashstar.

 

 

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Felipe Brida

Felipe Brida

Jornalista e especialista em Artes Visuais e Intermeios pela Unicamp. Pesquisador na área de cinema desde 1997. Ministra palestras e minicursos de cinema em faculdades e universidades. Professor de Semiótica e História da Arte no Imes Catanduva (Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva) e coordenador do curso técnico de Arte Dramática no Senac Catanduva. Redator especial dos sites de cinema E-pipoca e Cineminha (UOL). Apresenta o programa semanal Mais Cinema, na Nova TV Catanduva, e mantém as colunas Filme & Arte, na rede "Diário da Região", e Middia Cinema, na Middia Magazine. Escreve para o site Observatório da Imprensa e para o informativo eletrônico Colunas & Notas. Consultor do Brafft - Brazilian Film Festival of Toronto 2009 e do Expressions of Brazil (Canadá). Criador e mantenedor do blog Setor Cinema desde 2003. Como jornalista atuou na rádio Jovem Pan FM Catanduva e no jornal Notícia da Manhã. Ex-comentarista de cinema nas rádios Bandeirantes e Globo AM, foi um dos criadores dos sites Go!Cinema (1998-2000), CINEinCAT (2001-2002) e Webcena (2001-2003), e participa como júri em festivais de cinema de todo o país. Contato: felipebb85@hotmail.com

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro