RESENHA CRTICA: O Roubo da Taa

Um dos principais vencedores em Gramado, faz lembrar um pouco as comdias italianas dos bons tempos

06/09/2016 23:58 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: O Roubo da Taça

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

O Roubo da Taça

Brasil, 16. 90 min. Direção de Caito Ortiz. Com Tais Araujo, M Catra, Milhem Cortaz, Thelmo Fernandes, Leandro Firmino, Danilo Grangheia, Fabio Marcoff.

A taça é a famosa Jules Rimet que os brasileiros ganharam honrosamente, mas que tem uma história e um mistério atrás dela, que muita gente já esqueceu. Na verdade, o fato é real e virou filme já em 1961 como O Homem Que Roubou a Copa do Mundo, dirigida por José Cajado Filho, com Ronald Golias, Grande Otelo, Tutuca, Renata Fronzi, Yara Lex, Dorinha Duval, Mauricio do Valle, Arlindo Costa, Braz Chediak. E naturalmente era uma chanchada bem carioca.

Esta nova versão foi realizada pelo carioca Caito Ortiz, que fez documentários entre eles um sobre futebol (O Dia em Que o Brasil Esteve Aqui, em 2005, sobre o jogo entre Brasil e Haiti), também fez as séries Estação Liberdade (2003), fdp (12) e Motoboys Vida Loca (03). A ação se passa em 1983, quando dois malandros têm a genial ideia de roubar a taça que acham que deve valer muito e que está guardada sem maior segurança na Confederação de Futebol no Rio.

Utilizando atores (quase todos) pouco conhecidos (a única estrela que tem no elenco é a encantadora Tais Araujo) faz lembrar um pouco as comédias italianas dos bons tempos, sátira de costumes, como Rufufu (ou Os Eternos Desconhecidos), onde a incompetência não é obstáculo para se tornarem ladrões. Esse clima divertido e muito brasileiro fez com que o filme foi selecionado para o Festival de Gramado, coisa rara numa comédia (neste ano, curiosamente teve outras!).  Venceu em 4 categorias, Ator, Roteiro, Fotografia e Direção de Arte.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro