RESENHA CRTICA: Os Caras de Pau em O Misterioso Roubo do Anel
Provvel sucesso de pblico, o filme dava para passar por filme de Didi e Ded de quarenta anos atrs
Os Caras de Pau em O Misterioso Roubo do Anel
Brasil, 2014. Direção de Felipe Joffely. Com Leandro Hassum, Marcos Melhem, Christine Fernandes, Marcio Vito, Adriano Garib, Ricardo Pereira,André Mattos, Augusto Pereira.
Não me lembro de outro filme ao menos recente que traga o título dos personagens de um programa da Globo, como se fosse uma aventura a mais que ira passar dentro da programação. O que me parece provável que suceda logo. Eu gosto bastante da dupla Leandro e Marcos, que conhecia do teatro (ate comprei o livro deles) e acho interessante eles fazerem alguma diferente em estilo de comédia, sem cópia do esquema que Hassum tem repetido até a exaustão.
O mais estranho porém é que ela é totalmente retrô, com citações explicitas de ninjas, James Bond (quase se toca o tema), o cofre que tem os raios infravermelhos (alias uma das cenas mais divertidas) e frases como aquela “este é o velho truque dos dois chineses”. Coisas que parecem refletir o fato de que ter sido feito por fãs de quadrinhos e filmes antigos de aventura e perseguição. Diga-se Bruno Mazzeo.
Nem tentam mesmo criar uma história mais complexa e resoluções menos óbvias. Basta colocar a dupla a correr incessantemente por ruas, vielas, pulando de paraquedas e sendo perseguida por um incompetente time de policiais (o chefe deles Deus sabe porque gosta de ficar comendo o tempo todo!) e de mafiosos portugueses (fazia anos que eu não via piadas com a burrice portuguesa! Chega a ser nostálgica!). A bela e loira Christiane Fernandes tem praticamente o único papel feminino.
Enfim, se tivessem evitado algumas piadinhas mais xulas, dava para passar por filme de Didi e Dedé de quarenta anos atrás. Se não foi essa a intenção!
Sobre o Colunista:
Rubens Ewald Filho
Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de ramos Seis de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o Dicionrio de Cineastas, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.