RESENHA CRÍTICA: O Cidadão Ilustre (El Ciudadano Ilustre)

Não tem o humor endiabrado de outros filmes argentinos, na verdade anuncia-se como comédia, mas seu tom é amargo

11/05/2017 12:29 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: O Cidadão Ilustre (El Ciudadano Ilustre)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

O Cidadão Ilustre (El Ciudadano Ilustre)

Argentina,Espanha,16. 1h58 min. Direção de Gaston Duprat, Mariano Cohn. Com Oscar Martinez, Andrea Frigeiro, Dady Brieva, Belén Chavanne, Nicolas de Tracy, Nora Navas, Marcelo D´andrea.

Este foi o filme argentino que Representou a Argentina nos Oscar de filme estrangeiro 17, não ganhou mas teve prêmios importantes como a Copa Volpi de melhor ator e jurados jovens em Veneza, melhor filme em Haifa, roteiro e críticos em Havana. Melhor filme ibero Americano (Goya). Premio Sur Argentino: ator e coadjuvante (Dady Brieva), melhor roteiro. Prêmio Forquê melhor filme Iberoamericano. Foi bem de bilheteria na Argentina também onde rendeu o triplo de seu orçamento. Não tem, porém o humor endiabrado de outros filmes argentinos, na verdade anuncia-se como comédia, mas seu tom é amargo, no máximo provoca um sorrido irônico e afetado, como se houvesse um prazer enorme em humilhar um escritor e intelectual famoso. Na verdade, o cinema americano e europeu já contou esta história inúmeras vezes e com melhor resultado.

Quase não reconhecia o ator protagonista Oscar Martinez, que esteve também em sucessos aqui como o Relatos Selvagens (episódio o Negocio), Ninho Vazio, e fez muitas séries de TV locais. Aqui pedem que faça da maneira menos envolvente possível um famoso e premiado escritor argentino, Daniel Montovani que há três décadas vive numa espécie de exílio na Espanha, e consagrado por ter ganho o prêmio Nobel de Literatura. Sempre escrevendo histórias sobre sua cidade natal chamada Salas, por isso difícil de entender que ele retorne para lá, onde é lógico que irá despertar mais raivas e ciúmes, confusões do que momentos alegres com antigos amigos. E a gente não sabe se é para achar graça em observar as humilhações porque passa, ou simplesmente acha patético fazer um artista famoso passar por momentos patéticos. Foi feito por uma dupla Duprat (O Homem ao Lado, Querida Eu Vou Comprar Cigarros e Já Volto) e Mariano Cohn, que também codirigiu os filmes citados e ainda outros. Foi escrito por Andres Duprat, que igualmente sempre esteve com os parceiros.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho é jornalista formado pela Universidade Católica de Santos (UniSantos), além de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados críticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veículos comunicação do país, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de São Paulo, além de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a década de 1980). Seus guias impressos anuais são tidos como a melhor referência em língua portuguesa sobre a sétima arte. Rubens já assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e é sempre requisitado para falar dos indicados na época da premiação do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fãs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleção particular dos filmes em que ela participou. Fez participações em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minisséries, incluindo as duas adaptações de “Éramos Seis” de Maria José Dupré. Ainda criança, começou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, além do título, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informações. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionário de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o único de seu gênero no Brasil.

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro