RESENHA CRTICA: Mais Forte que Bombas (Louder Than Bombs)

Apesar do elenco ilustre um filme lento, arrastado, que pouco explica e nunca comove

15/04/2016 15:08 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Mais Forte que Bombas (Louder Than Bombs)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Mais Forte que Bombas (Louder Than Bombs)

França, Dinamarca, 15. 110 min. Direção de Joachim Trier. Com Gabriel Byrne, Isabelle Huppert, Jesse Eisenberg, Devin Druidd, Amy Ryan, David Strathairn,Ruby Jerins, Megan Ketch. Noruega,

Embora tenha concorrido no Festival de Cannes do ano passado, não tem tido uma carreira especial esta coprodução que é o primeiro trabalho em inglês do diretor norueguês Joachim Trier (que parece ser parente distante de Lars Von Trier e que realizou Reprise, Oslo, August 31st). Ganhou por isso Troféu de Bronze em Estocolmo e menção na Noruega. Mas na França, resolveram curiosamente lhe trocar de nome para Back Home, assim mesmo em inglês (o título original segundo alguns seria uma citação do álbum homônimo dos Smiths).

Mas apesar do elenco ilustre é um filme lento, arrastado, que pouco explica e nunca comove. Não só a direção é travada como os próprios personagens que como disse um crítico americano sofrem em silencio, sem fazer muito barulho e na verdade nada chega a explodir como o titulo faz supor. Tive dificuldade de perceber que a ação se passa numa cidadezinha perto de Nova York, banhado pelo Rio Hudson, e que o pai de família Gene (Byrne) é um professor, ex-ator que dirige um Volvo e tenta se comunicar com o filho adolescente (chatíssimo e caladão) Conrad (Devin). Eles perderam a mulher e respectiva mãe, Isabelle (que era uma famosa fotógrafa de guerra que morreu num acidente de automóvel, onde aparentemente adormeceu e bateu num caminhão (detalhes disso virão mais tarde, mas nunca muito precisos). Conrad joga videogames tenta conquistar uma coleguinha, mas a maior parte do tempo se comporta como o pior dos aborrescentes. Mas o papel mais ingrato é do Eisenberg, coitado malhado de todas as formas por sua atual participação em Superman v s Batman que faz o filho mais velho, já professor de sociologia e que no começo do filme parece encantado com seu primeiro filho, um bebê. A Francesa Huppert faz algumas aparições em flash-backs e fantasma em outro papel ingrato.

Todos os conflitos deveriam se deflagrar porque a obra de Isabelle deverá sofrer uma retrospectiva e um grande artigo no New York Times que poderá revelar fatos novos. Enfim, é verdade que surgirão algumas revelações, mas os protagonistas são tão aborrecidos e passivos que o espectador já perdeu o interesse.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro